Diocese de Criciúma instala nova paróquia em Araranguá

Igreja Matriz fica localizada no bairro Santa Catarina

Dedicada a São José, a mais nova paróquia da Diocese de Criciúma foi instalada na tarde deste domingo, 12, em Araranguá. A Missa Solene de instalação e a posse do primeiro pároco, padre Claiton Silva da Conceição, foi presidida pelo bispo, Dom Jacinto Inacio Flach. Desmembrada da Paróquia Sagrada Família, com matriz no bairro Cidade Alta, em Araranguá, é a paróquia de número 42 do território diocesano. A Igreja Matriz está situada à Rua Alameda Ascendino Moraes de Sá, às margens da BR-101, no bairro Santa Catarina.

Com uma estrutura montada ao lado da Igreja Matriz Santa Catarina de Alexandria, fiéis acompanharam a leitura do Decreto de Criação na nova paróquia e a posse do primeiro pároco, cujo território pastoral abrange as seguintes comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Polícia Rodoviária; Nossa Senhora do Bom Parto, Soares; Nossa Senhora dos Navegantes, Lagoa do Caverá; Santa Bárbara, Campinho; Santa Terezinha do Menino Jesus, Campo Verde; São Brás, Operária; São Cristóvão, Sanga da Areia; São João Batista, Sanga da Toca II, São Sebastião, Sanga da Toca I e Santa Catarina de Alexandria, Santa Catarina.

Padroeiro da Igreja e da Diocese de Criciúma

Dom Jacinto acolheu os sacerdotes, paroquianos e os fiéis de várias comunidades e cidades que vieram participar e rezar pelo início da nova missão do padre Claiton. O epíscopo também destacou que neste ano, para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convocou o “Ano de São José”, encerrado no último dia 8 de dezembro.

“Hoje estamos aqui oferecendo uma paróquia dedicada a São José que vai continuar a história e honrar a vida do padroeiro da Igreja e de nossa diocese. Neste tempo em que também celebramos os 45 anos da Paróquia Sagrada Família, que tanto fez por essas comunidades”, disse Dom Jacinto.

Rito de criação e posse

Logo no início da celebração, padre Joel Sávio, chanceler e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia, em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, padre Jonas Emerim Velho, fez a leitura da provisão do primeiro pároco. Padre Claiton fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após a homilia, foi concluído o rito de posse com a entrega da chave, do óleo do Sacramento do Batismo e da estola sacerdotal.

Agradecimento

No final da celebração, padre Claiton agradeceu as comunidades pela dedicação, ao bispo diocesano, a sua comunidade de origem, a sua mãe e irmã, e a todo o trabalho de preparação da nova paróquia coordenado pelo padre Daniel Zilli Darolt, pároco da Paróquia Sagrada Família.

Devoto de Santa Terezinha do Menino Jesus, padre Claiton destacou as rosas, presença tão marcante na vida da religiosa carmelita. “Quero aqui semear as sementes do reino e cultivar as flores que a Paróquia Sagrada Família plantou e cultivou até agora”, disse o sacerdote concluindo que deseja dar continuidade ao trabalho de evangelização com muita dedicação, sonhos e projetos.

“Juntos vamos dar início nos sonhos de Deus para esse povo que vive nas dez comunidades que compõem a paróquia, eu quero ser um com vocês, ser sinal do amor de Deus e levar todos a uma experiência profunda ao amor misericordioso do Pai”, concluiu o primeiro pároco empossado. 

Redação Portal Veneza

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!