Diocese de Criciúma acolhe cinco novos diáconos

Na tarde deste domingo, 06, a Diocese de Criciúma acolheu cinco novos diáconos para a Igreja. Israel Maia Teixeira, Luan Zanoni, Maurício Borges Feliciano, Rafael Borges Peres Martins e Tiago Mota da Silva, foram ordenados sob a imposição das mãos do bispo Dom Jacinto Inacio Flach, durante missa realizada no Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

O pedido de apresentação e o testemunho dos candidatos dignos ao diaconato foram feitos pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, padre Thiago De Moliner Eufrásio. Em sua homilia, Dom Jacinto falou da alegria em ordenar cinco diáconos que, dentro de poucos meses, serão ordenados padres e, portanto, se tornarão membros do presbitério diocesano. “Toda a Igreja cresce e floresce quando uma ordenação acontece, uma festa na terra para a Igreja do Senhor, isso é fruto de todos que pedem, rezam e ajudam para que isso aconteça, todos são testemunhas dessa maravilhosa missão aqui na terra”, disse o bispo. 


Dom Jacinto ressaltou ainda o papel do diácono, cuja missão é estar a serviço da Igreja e do povo, um chamado que permanece sendo de todos os padres que, sempre serão diáconos, servindo pela graça, no amor e seguindo o exemplo de Cristo. “Jesus nos mostrou que para ser grande é necessário ser aquele que serve, que faz o bem e que pratica o amor, com humildade e não visando o elogio, o aplauso, pois isso não conta diante de Deus”, enalteceu o epíscopo. O bispo agradeceu às famílias dos jovens pelo apoio, oração e testemunho cristão e pediu à comunidade que continue rezando pelas vocações. Dom Jacinto também manifestou sua gratidão aos padres presentes e todas as pessoas que acompanharam os candidatos em sua caminhada de fé.

Após a homilia, os eleitos fizeram o propósito de se consagrar ao serviço da Igreja, imitando o exemplo de Jesus Cristo, obedientes ao bispo e seus sucessores. Seguindo o rito, os vocacionados se prostraram diante do altar, durante o canto da Ladainha de Todos os Santos. Logo após, os eleitos foram ordenados pela imposição das mãos de Dom Jacinto.

Em seguida, os ordenados receberam a estola diaconal e a dalmática, sendo revestidos por padres. Das mãos do epíscopo, receberam o Livro dos Evangelhos e foram saudados por todos os presentes.

Fazei-vos servos uns dos outros pela caridade

Após a Santa Comunhão, o diácono Luan Zanoni, em nome dos colegas recém ordenados, proferiu sua mensagem de agradecimento. “Nas palavras do Apóstolo Paulo, aprendemos que o verdadeiro sentido do servir é o amor e a caridade, é sob essa inspiração que queremos servir a Cristo e a Igreja, tendo a consciência que a sua doação e por amor na cruz é o que plenifica todo esse sentido”, destacou Luan no início do agradecimento, lembrando do lema que escolheram para o momento.

“Deus nos olhou com misericórdia, nos chamou, preparou o nosso coração e, agora, nos envia para o serviço, sabemos que a vocação nunca é mérito, mas, mistério, dom que brota no coração de Deus e que olha para cada coração e nos convida para trabalhar na sua messe apesar de sermos instrumentos insuficientes”, seguiu o recém ordenado.

Por fim, o diácono agradeceu a todos que, de uma forma ou de outra, auxiliaram nesta caminhada. O momento de gratidão foi encerrado com um canto aos pés da imagem do Imaculado Coração de Maria.

Conheça mais sobre os novos diáconos:

Israel Maia Teixeira

O seminarista Israel nasceu em Tramandaí/RS, em 12 de agosto de 1985. Filho de Marçal Teixeira e de Pauléte Maia Teixeira. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro Litoral, pertencente à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Tramandaí/RS. Posteriormente passou a fazer parte da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, pertencente à paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, na cidade de Osório/RS. Em 2013, ingressou no Seminário Diocesano São José, em Gravataí/RS – período do Propedêutico.

De 2014 a 2018 estudou Filosofia e Teologia no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Viamão/RS. De 2019 a 2021, estudou Teologia à distância na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha/SC, sendo que por um período de um mês no ano de 2021 morou no Seminário Teológico Bom Pastor em Florianópolis/SC.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagem pelas paróquias: São Pedro (Terra de Areia/RS), São Pedro (Xangri-lá/RS), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Porto Alegre/RS). Atualmente, Israel faz estágio pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha/SC.

Luan Zanoni

O seminarista Luan nasceu em Criciúma/SC, em 18 de junho de 1991. Filho de Armelindo Zanoni (in memoriam) e Santina Pasini Zanoni. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade São Francisco de Assis, pertencente à Paróquia São João Batista, em Nova Veneza/SC.

Posteriormente mudou-se para Forquilhinha, em 1998, e passou a fazer parte da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em 16 de fevereiro de 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2015 a 2017 estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2018 a 2021, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagem pelas paróquias Santo Antônio de Pádua (Balneário Piçarras/SC), Imaculada Conceição (Blumenau/SC), Sagrados Corações (São José/SC) e Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá/SC). Atualmente, Luan faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Salette, em Criciúma/SC.

Maurício Borges Feliciano

O Seminarista Maurício nasceu em Içara/SC, em 02 de outubro de 1987. Filho de Sineide Rosa Pedro Borges Feliciano e de João Francisco Feliciano. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Santa Bárbara, bairro Aurora, pertencente à Paróquia São Donato, em Içara/SC. Em 2011, passou a fazer parte da Comunidade Católica Divino Oleiro como membro consagrado da Comunidade de Vida. De 2014 até 2016 estudou Filosofia, em Brusque/SC.

De 2018 a 2021, cursou Teologia na Universidade Católica do Salvador – UCSal, em Salvador/BA. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagem pelas paróquias Divino Espírito Santo (Camboriú/SC) e Paróquia Santíssimo Sacramento (Salvador/BA). Atualmente, Maurício faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Forquilhinha/SC.

Rafael Borges Peres Martins

O seminarista Rafael nasceu em Sombrio /SC, em 20 de março de 1991. Filho de Eliane Borges Peres e de Pedro Moraes Martins. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade São Luiz Gonzaga, pertencente à Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio/SC. Em 2011, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2012 a 2015 estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2016 a 2021, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagem pelas paróquias São Pedro (Itajaí/SC), Sagrados Corações (São José /SC), São João Evangelista (Biguaçu/SC), Nossa Senhora da Conceição (Maracajá /SC) e Santa Bárbara (Criciúma/SC). Atualmente, Rafael faz estágio pastoral na Paróquia São João Batista, em São João do Sul /SC.

Tiago Mota da Silva

O seminarista Tiago nasceu em Araranguá/SC, em 08 de julho de 1993. Filho de Osnivaldo Pinguelo da Silva e Zulmerinda Mota da Silva (in memoriam). Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Menino Jesus, pertencente à Paróquia Sagrada Família. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC.

De 2015 a 2017, estudou filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2018 a 2021, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário (Gaspar/SC), Sagrado Coração de Jesus (Itapema/SC), Sagrados Corações (São José/SC), Santa Rosa de Lima (Santa Rosa do Sul/SC) e Santo Antônio de Pádua (Sombrio/SC). Atualmente, Tiago faz estágio pastoral na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio/SC.

Redação Portal Veneza