Dicas de decoração para o seu primeiro imóvel

Você está finalmente se mudando para a sua primeira casa. É a realização do sonho de morar em um lugar seu, seja alugado ou próprio. Agora, com as chaves nas mãos, vem a parte mais complicada da história: como dar aquele apartamento vazio a cara de seu novo morador?Alguns contam com a ajuda de um designer de interiores, mas nem sempre isso é possível. Primeiramente estabeleça metas. O que realmente é importante nesse primeiro momento?

Percebendo as suas prioridades, observe o tamanho do imóvel e o quanto pode investir na decoração. Não adianta comprar aquele sofá magnífico para depois descobrir que ele não cabe dentro da sua sala. Uma boa dica é pedir aquela forcinha aos parentes. Alguns deles possuem móveis em excelentes condições e que se reformados dão aquele charme ao ambiente, além de manter aquele vínculo afetivo que é tão importante para quem está começando em uma casa nova, muitas vezes sozinho.

quarto-decorado-20111205170830

A sala é aquele local em que recebemos os amigos para um bate papo, assistir nossas séries preferidas ou simplesmente ler um livro e relaxar. Segundo o site Rio Interior Design, acessórios como tapetes, almofadas e uma mesinha de centro podem ser boas alternativas para complementar o visual e aumentar o conforto, tanto o seu quanto o de seus convidados.

quarto-casal-pequeno

O quarto também é um dos locais que você deve ter muita atenção, já que é nele que passará boa parte de seu tempo. Invista em cores neutras e relaxantes e uma boa cama. Afinal, é lá que você recarrega as baterias para os dias que seguem. Quadros dão o toque pessoal ao local que poderá contar também com guarda roupas, seja o tradicional ou improvisado com araras. Tudo depende da criatividade.

Para a cozinha, itens básicos como fogão, geladeira e mesa devem estar disponíveis. Para guardar seus utensílios vale a pena valer-se de pequenos armários que também poderão ser adquiridos já nesse primeiro momento de segunda mão.

Lembramos que é bastante comum que moradores de primeira viagem cheguem à casa nova com poucos móveis ou nenhum. O importante é se organizar pacientemente e definir metas. E não se esqueça: seu estilo deve ser sempre respeitado.

Flávia Sanches Bernardi