DIC de Criciúma prende caminhoneiro suspeito de envolvimento em desvio de cargas e grãos

Policiais da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, na tarde desta quarta-feira, 2, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva de um homem, de 29 anos, expedido pela Comarca de São Luiz Gonzaga no Rio Grande do Sul.

A prisão decorreu da “Operação Graneleiro”, desencadeada nesta quarta-feira, 2, pela delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil de São Luiz Gonzaga, que tinha como alvo uma organização criminosa especializada em desvio de cargas e grãos como: soja, arroz, trigo e milho. Foram cumpridos nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, 26 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão.

Conforme o delegado André Milanese, o suspeito atuava como caminhoneiro contratado pela quadrilha, dirigindo os caminhões utilizados para desviar a carga. Os policiais estiveram primeiro em sua casa, no bairro Metropol, mas o mesmo não foi encontrado, acabando por ser localizado e preso no bairro Quarta Linha em Criciúma.

De acordo com estimativas feitas pela Polícia Civil do RS, o prejuízo causado pela organização criminosa, durante os cinco anos de atuação, supera a cifra de um bilhão de reais, perda suportada principalmente por empresas do ramo de seguro de cargas.