Para os neovenezianos e visitantes, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Veneza promoveram ações relacionados ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho. Dentre as ações de saúde, foram realizadas testagens rápidas para detecção das hepatites virais, blitz e esclarecimentos à população sobre os sintomas da doença, assim como seu tratamento e prevenção.
Na praça Humberto Bortoluzzi foram realizados 200 testes rápidos e 75 no distrito de Caravaggio. “Apenas um resultado positivo para Hepatite C em um morador de Criciúma que estava na cidade a passeio, e que foi orientado para o mesmo procurar sua unidade de saúde mais próxima para realizar os exames laboratoriais. Entre as pessoas atendidas algumas que passeavam vindos de Florianópolis, Brusque e São José que aproveitaram a campanha para fazer os testes rápidos”, revelou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel Araújo.
Hepatites virais – As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). As doenças são silenciosas, portanto, nem sempre apresentam sintomas. Porém, quando surgem, são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.