Cooperativismo

Dia C de Cooperar: Coopera encerra ano com novos projetos no LABs em Rede

 Por Débora Cândido Garcia

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) realizou na noite dessa terça-feira, 11, a comemoração do Dia C de Cooperar, que culminou com o encerramento dos trabalhos do LABs em Rede – Laboratórios de Inovação Social deste ano. 

No evento, realizado na sede da cooperativa em Forquilhinha, os integrantes dos grupos do LABs apresentaram as atividades promovidas junto à comunidade e a trajetória desde a implantação até os dias de hoje.

Atualmente o LABs conta com três grupos de trabalho (Social, Cultural e Educacional). São eles: “Mão Amiga”, que promove ações junto aos cuidadores de idosos e pessoas com deficiência e, ainda, o grupo “Por uma Escola que Encanta” e o “ Catavento Coletivo Cultural”.

A psicóloga Naiane Colombo Dias conduziu o encontro e apresentou o resultado de uma pesquisa falando da importância do trabalho voluntário, do diagnóstico e das necessidades da comunidade, além da criação de novos grupos. “Nossa intenção é dar apoio para que os  projetos em rede de inovação social e cooperação sejam mantidos para a região de abrangência da Coopera com os grupos de atuação local”, garantiu a coordenadora de Cooperativismo Josimar Jacques.

DIA C

O Labs em Rede promovido pela Coopera fez parte da programação do Dia de Cooperar (Dia C), que é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, realizada desde 2009 e consiste na promoção e estímulo à realização de atividades voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza.

Com ações diretas, objetivas e focadas no resultado o Dia C propõe atingir a sustentabilidade necessária à sua continuidade, benefícios institucionais para as Cooperativas, benefícios pessoais aos voluntários envolvidos com o projeto e benefícios às comunidades que estarão imponderadas e capazes de se desenvolver com mais autonomia.

 

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.