Foi no fim da tarde de 26 de maio de 1432, que a Virgem Maria apareceu à camponesa Gianetta, em Caravaggio, na Itália.
Depois de 530 anos dessa aparição, ao Sul do Brasil, onde hoje está localizado o município de Nova Veneza, colonizado por imigrantes italianos, teve início a Missa da Promessa, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio.
“Através de um documento do dia 08 de dezembro de 1962, quando o Santuário começou a ser construído, teve início a Missa da Promessa: ‘Dia 26 de cada mês, será celebrada uma missa, no Santuário, na intenção de todos os benfeitores, vivos e falecidos'”, relata a leiga Ivanir Gava.
Desde então, todo dia 26 de cada mês a missa é celebrada. Desde outubro deste ano, a equipe da Pastoral da Comunicação do Santuário, querendo colaborar, no sentido de dinamizar mais esta celebração, se colocou à disposição para coordenar e divulgar a missa. Em comunhão com a Coordenação do Santuário e com o Reitor, padre Valdemar Carminati, as celebrações de outubro e novembro contaram com a presença de muitas pessoas. “Com alegria, nós acolhemos os padres da Diocese que desejam colaborar com o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, presidindo a celebração”, pontua o Reitor.
Bibiana Pignatel