Deus  amor ao homem capacita pessoas que são profissionais para auxílio em qualquer circunstância. Quando precisar de ajuda, não tenha medo de comunicar alguém sobre sua dor, seus medos e pensamentos vãos. Sua vida é preciosa. Há psiquiatras, médicos especialistas em cuidados com a saúde mental, além de diversos psicólogos para melhor nos ouvir e aconselhar, que também nos ajudam a conhecer a nós mesmos. Há outros meios de ajuda em nossa região, e com zelo, em seguida terá uma lista de locais de ajuda:

Existem serviços de prevenção, de urgência e emergência.
– O CVV  (por telefone 188, online – Chat e presencial) presta apoio emocional momentâneo. Possui o GASS – Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio, toda última quarta-feira do mês, em Criciúma.

  • Em Criciúma, existe o NUPREVIPS – Núcleo de Prevenção à Violências e Promoção da Saúde, que possuem profissionais especializados e trabalham com a questão do suicídio, com atendimento e prevenção.
  • Atendimentos em Psicologia de modo gratuito: Clínicas integradas da Unesc, Serviço de Psicologia Aplicada Esucri/SPAE, Atendimento psicológico gratuito na Paróquia São José, junto à Catedral, no centro de Criciúma, Criciumense para Saúde Mental/Ceres, em Criciúma.

  • Rede de atendimento em saúde: Unidades básicas de saúde (todos os bairros tem cobertura por essas unidades), UPA 24 horas (Unidades de Pronto Atendimento), Hospitais (pronto socorro), CAPS: Centro de Atenção Psicossocial (existem na região o CAPS i (infantil), CAPS AD (especializado em álcool e drogas), CAPS II e CAPS III (esse último dispõe de atendimento 24 horas e leitos psiquiátricos para internações de emergência), Polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e SAMU 192 (em casos extremos). Içara conta com o Ambulatório de Saúde Mental, um estabelecimento de saúde com especialidades médicas e psicológicas que executa serviços de saúde.

  • Rede de Atendimento de Assistência social: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Consultório de rua (para população de rua) – ofertam serviços de assistência social, intervenção em situações de risco ou vulnerabilidade e encaminhamentos para atendimentos em saúde.

Procure ajuda. Se você frequenta alguma célula, procure também seu líder, nós vamos te auxiliar no que for necessário.