Destacamento da PM de Nova Veneza é campeão do torneio de suíço do 9º Batalhão

No último dia 24, a equipe formada por policiais militares de Forquilhinha e Nova Veneza, comandadas pelo subtenente Valcir, foi a grande campeã do torneio de futebol suíço promovido em Criciúma em comemoração aos 20 anos do 9º Batalhão de Polícia Militar.

A equipe venceu o primeiro jogo contra o time do PPT por 2 a 0. No segundo jogo a vitória foi sobre a Central de Emergência por 2 a 1. Já na final a equipe venceu o time da rádio patrulha de Criciúma por 3 a 1. Além do título, a equipe do “sub Valcir”, teve o artilheiro do campeonato, cabo Lima Vieira, que fez quatro gols.

História do 9º Batalhão

A história do 9º Batalhão de Polícia Militar inicia com a criação da 1ª Companhia de Polícia Destacada (1ºCPD) através da Lei nº 2974 de 19 de Dezembro de 1961, e sendo em 13 de Julho de 1966, instalado definitivamente em Araranguá, ficando subordinada ao 1º Batalhão de Polícia Militar – 1ºBPM atualmente sediado na cidade de Itajaí.

De Destacamento PM, Criciúma passa então, a nível de Pelotão PM, por ato administrativo do Comando da 1ª CIA PM o qual permanece até 1981. A criação do 5º BPM, com sede em Tubarão, em 15 de Janeiro de 1981, através da Lei nº 7743 de 31 de Maio de 1979 e Decreto Lei nº 12110, criou-se em Criciúma a 3ª Cia PM, em substituição ao Pelotão até então existente, ficando subordinada a este Batalhão.

No início dos anos 80, começou-se a verificar índices consideráveis no nível de criminalidade, causando um clima de insegurança repudiado pela comunidade, a qual clamou por melhorias nesta prestação de serviço por parte do Estado.

Esta necessidade reconhecida pelas autoridades competentes, bem como lideranças da Região, começou-se a tentativa de viabilizar a ativação de uma Unidade Operacional especificamente para a Região Carbonífera, acenado com a possibilidade por parte do Governo do Estado, através de uma negociação com Empresários em débito para com o Estado, os quais repassariam esta dívida à construção das instalações do 9º BPM.

Em 04 de Outubro de 93, através da Lei nº 9257/93, o Governo do Estado de Santa Catarina, cria o 9º BPM com sede em Criciúma e a 31 de Março de 94, resultante do esforço em conjunto das autoridades envolvidas, lança-se a pedra fundamental no Bairro Próspera, em solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como da comunidade e seus representantes.

No dia 24 de Fevereiro de 1995, nas dependências do Quartel da 4ª Cia de Bombeiros Militares, através do Decreto nº 026 de 09 de Fevereiro de 95, com a presença do Governador do Estado, Paulo Afonso Evangelista Vieira, foi ativado o 9º BPM, com sede em Criciúma

O 9º Batalhão ficou instalado primeiramente nas modestas instalações da então 3ª Cia de Polícia Militar, no Centro da cidade, onde permaneceu até dezembro do mesmo ano, quando findaram as obras e instalações de aquartelamento, no bairro Próspera, sendo até os dias de a sede administrativa e operacional do 9º BPM.

Willians Biehl / Texto histórico e fotos: divulgação 9º BPM

Destacamento da PM de Nova Veneza é campeão do torneio de suíço do 9º Batalhão
Destacamento da PM de Nova Veneza é campeão do torneio de suíço do 9º Batalhão