Descubra se você tem o perfil para trabalhar em casa

Redação Portal Veneza

Embora seja o sonho de muitos na tentativa de equilibrar a vida pessoal e o trabalho e embora muito se fale de seus benefícios, trabalhar de casa não é para todos. Em alguns casos, não estar fisicamente presente no escritório pode interferir no progresso da carreira e dificultar o trabalho em equipe.

Outro fator a se considerar é a solidão. Trabalhar remotamente pode trazer isolamento, principalmente para as pessoas com um perfil mais sociável. Por outro lado, há certas circunstâncias em que trabalhar em casa pode ser a mudança que faltava para que muitos profissionais chegassem ao seu melhor. Se você quer aproveitar o ano novo para provar a vida de home office, aqui estão alguns sinais de que esse tipo de trabalho é para você:

Seu trabalho requer muita concentração

Alguns trabalhos exigem mais concentração do que outros. Se você trabalha com finanças, por exemplo, qualquer conversa de fundo ou distração pode desconcentrar e afetar o resultado de suas contas ou operações. Se o seu trabalho exige calma e foco, sua casa pode ser um ambiente de trabalho muito mais produtivo do que um escritório cheio de pessoas.

No entanto, para aproveitar as vantagens de trabalhar sozinho em casa e pode focar 100%, é preciso criar um ambiente que propicie a concentração: um computador que atenda suas necessidades, uma mesa organizada e uma boa cadeira de escritório, que priorize seu conforto, são alguns dos elementos que vão ajudar a aumentar sua produtividade.

Você se distrai facilmente

Algumas pessoas têm uma maior capacidade de isolar o ruído externo ou de manter o foco no meio de conversas paralelas e no vai e vem de escritórios. Se você é do tipo que facilmente perde o rumo e se distrai, negociar alguns dias de home office pode ajudar na produtividade e no cumprimento de tarefas.

Mas atenção às distrações de casa: sempre haverá uma tarefa doméstica a ser feita e a TV sempre ligada serão convites à procrastinação. Mas desta forma, você pelo menos evitará todas as outras distrações do ambiente corporativo.

Seu trajeto ao trabalho é complicado

Há quem goste de sair de casa e dirigir sozinho ao trabalho enquanto organiza seus pensamentos e escuta música. Para muitos outros, chegar ao escritório pode ser uma verdadeira, longa e cansativa saga. Longos trajetos, com trocas de transporte público ou muito trânsito podem ser um fator relevante de estresse e faz com que muitos trabalhadores já cheguem ansiosos e mal humorados aos seus trabalhos.

Se este é o seu caso, vale a pena pensar em tentar negociar ou encontrar um trabalho remoto. Não somente por diminuir o seu nível de estresse, mas porque você também poderá economizar bastante com isso.

Você tem uma ética de trabalho sólida

Nem todo mundo é naturalmente trabalhador. Mas se você se orgulha de seu desempenho e valoriza sua reputação em sua empresa, não há razão para pensar que você não continuará a fazer o melhor trabalho possível em casa.

Agora, se você se acha disperso ou procrastinador, trabalhar em casa pode fazer com que você fique para trás em suas responsabilidades, comprometendo assim o seu trabalho. Se você tem a autodisciplina necessária para fazer bem o seu trabalho sem a supervisão física de um chefe, então o home office é para você.

Apesar do trabalho remoto ser uma tendência crescente atualmente, ele ñao é para todos. Se você se enquadra nas categorias acima, o home office pode ser um grande passo na sua carreira e ajudará no gerenciamento da sua vida como um todo.