Artigo

Descobri que tenho intolerância a lactose, e agora?

Os sintomas são quase sempre os mesmos, dor de cabeça, náuseas, enjôo, diarreia e cólicas, muitas vezes esses sintomas são interpretados de forma errada.

Se estes sintomas parecem familiares para você, é bom prestar atenção, você pode sofrer de intolerância ao leite, isso mesmo! Pesquisas mostram que metade da população mundial não consegue digerir bem o leite de vaca, para muita gente o leite não é um bom alimento.

A intolerância ao leite é hereditária, passa de pai para filho, no Brasil afeta mais de 58 milhões de pessoas, 30% da população, e o pior é que muita gente nem sabe.

A intolerância a lactose é quando seu intestino perde a capacidade de digerir lactose. A lactose é um açúcar presente no leite, quando ingerimos qualquer alimento a base de leite, a lactose vai direto para o intestino, e é aí que entra em ação uma enzima que tem a capacidade de transformar o açúcar em energia, as pessoas com intolerância não produzem estas enzimas em quantidade suficiente, assim quando a lactose chega ao intestino o organismo não consegue digerir, e aí começam os problemas.

Pesquisas mostram que a intolerância nos adultos podem ser causadas pelo stress, mas especialistas dizem que o adulto pode ficar sem consumir o leite de vaca, mais é preciso procurar fontes alternativas de cálcio. Já no caso das  crianças, elas precisam se alimentar de uma mistura especial que substitui o leite, mas esta restrição acaba mudando a rotina de toda a família.

Existem três exames para identificar a intolerância a lactose, exames de fezes, de sangue e o teste do ar inspirado, quanto mais hidrogênio você expeli, maior é a chance de você ser intolerante. Para você testar em casa se tem intolerância a lactose, fique sete dias sem tomar leite e derivados, se você não sentir mais aqueles sintomas citados acima, você tem a sua resposta.

Se você  descobriu que é intolerante a lactose não se apavore, existe vida para intolerante, basta tomar alguns cuidados. Você tem que prestar atenção nos rótulos dos alimentos, se você ler lá: “Soro de leite, sólidos de leite e leite em pó.” Esses alimentos contêm lactose e não devem ingeridos, alguns medicamentos também tem lactose, mas dificilmente vai te fazer mal, é bom que  seu médico saiba  que você tem intolerância a lactose para evitar transtornos.

O que mais assusta quem descobre que é intolerante é a questão do cálcio, existem vários alimentos que contém cálcio e não tem leite, como a sardinha enlatada com as espinhas, amêndoas, brócolis, tofu, salmão, camarão e o mais óbvio de todos, o leite sem lactose.

Antes de mais nada procure um especialista!

Maycon Coral

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.