Kalana, Farmácia Gorini e Veneza
Política

Deputado propõe Sistema Unicameral para o parlamento brasileiro

Projeto extingue uma das Casas Legislativas, diminui o número de políticos em Brasília e agiliza a tramitação de projetos. 

Em Brasília, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) colhe assinaturas para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição com o objetivo de adotar o Sistema Unicameral no país. Atualmente, o modelo adotado no Brasil é Bicameral, formado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Para ser protocolada, a PEC precisa do apoio de pelo menos 171 parlamentares.

Para Peninha, a proposta tem duas principais motivações: diminuir a morosidade na tramitação das proposições legislativas e reduzir o alto custo que as duas Casas representam para o contribuinte.

“Hoje, qualquer projeto apresentado por um deputado precisa tramitar nas comissões da Câmara, ser aprovado no plenário e depois passar pelo mesmo rito no Senado. Se uma vírgula sequer for alterada, o texto tem que voltar para a Câmara antes de ser enviado à sanção ou veto do Presidente da República”, explica o parlamentar. “Isso faz com que um projeto importante fique travado em Brasília por vários anos, ou até por décadas. A quem interessa essa demora?”, questiona.

Spilere Serralheria
Roteiros do Sul
Brogni Construtora
Advocacia Previdenciária
Hotel Bormon
Mercado Pavan

Ainda, de acordo com Peninha, os gastos com manutenção de cada uma das Casas superam o orçamento da absoluta maioria dos municípios brasileiros: “Com menos políticos em Brasília, vai sobrar mais dinheiro para resolver os problemas que afligem o Brasil”.

Veja os principais pontos da PEC:

  • Extingue uma das Casas Legislativas;
  • Acelera a tramitação de projetos;
  • Não prejudica o processo legislativo, de forma que os assuntos dos Estados serão assumidos pelo Parlamento Unicameral;
  • Significativa redução de custos, com o enxugamento da máquina administrativa.

Conheça melhor a proposta: goo.gl/smZucP

Rafael Pezenti

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply


Coopera rodapé
Topo