No setor da construção civil, por exemplo, a qualificação dos profissionais faz a diferença
Cada vez mais aumenta a procura por cursos de qualificação profissional, tendo em vista as exigências do mercado e a necessidade de desenvolvimento técnico. A construção civil é um dos setores que incentiva o aprendizado dos trabalhadores e, diante disso, cursos relacionados a funções específicas são oferecidos por instituições da região.
O Senai de Criciúma, por exemplo, oferece ensinamentos acerca de atividades fundamentais do mercado. Um dos cursos, que está em andamento atualmente, é o de mestre de obras, com aulas teóricas e práticas. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon) é parceira de iniciativas que qualificam os trabalhadores da área.
“O papel do Mestre de Obras, por exemplo, é fundamental no processo e por isso esta qualificação faz toda a diferença. É um profissional muito importante, pois precisa, além dos conhecimentos técnicos, saber lidar com pessoas. O setor e a cidade precisam muito de bons profissionais”, ressalta Olvacir Bez Fontana, presidente do Sinduscon.
De acordo com a direção do Senai de Criciúma, no ramo da construção, também é oferecido o curso de eletricista predial, mas também estão à disposição aprendizados de outras áreas, como torneiro mecânico e gestão de recursos humanos. Todos os cursos contam com boa procura durante o ano.