Curso de libras do Integra Coopera valoriza a inclusão e é oportunidade profissional

Em formato híbrido, a iniciativa ocorre em parceria com a SATC, de Criciúma e  a aula inaugural  acontece nesta quinta-feira no Espaço Integra. 

O Brasil tem mais de 9 milhões de surdos. Não por acaso, a Libras, Língua Brasileira de Sinais, é o segundo idioma oficial do país. Atenta à necessidade de promover a inclusão, além de ampliar as possibilidades profissionais para os seus cooperados, a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, está com inscrições abertas para o curso de Libras.   A aula inaugural da primeira turma aconteceu nesta quinta-feira (02) as 19 horas.   A iniciativa é do Integra Coopera, Espaço Comunitário Colaborativo da Cooperativa, em parceria como a SATC, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina.

De acordo com Delma Roberta de Oliveira Lacombe, professora do curso, a Libras é sinônimo de oportunidade e acessibilidade. “É um diferencial no mercado de trabalho. Seja em uma loja, instituição financeira, em uma recepção ou em qualquer área de conhecimento, saber a Língua Brasileira de Sinais permite acolher bem as pessoas”, explica ela. Para a docente, saber Libras já é requisito em algumas funções.

Aprender a Língua de Brasileira de Sinais é um processo similar ao aprendizado de outros idiomas, como o inglês. “Para adquirir certa fluência é essencial manter contato com pessoas que dominem Libras, além de estudar continuamente. Como qualquer outro conhecimento, se não é praticado, você esquece”, enfatiza a professora.

Como aprender Libras no Integra?

No Integra Coopera, o curso de Libras será oferecido à comunidade em formato híbrido. “Realizaremos aulas presenciais, mas também teremos as gravadas por meio da plataforma Treinas, da Satc”, conta Jaqueline de Godoi, coordenadora do Satc Digital.

Para participar, é preciso ser cooperado ou familiar que resida na área de atuação da Coopera. “As aulas iniciam no dia 02 de setembro. Estamos bastante satisfeitos com mais essa entrega, porque incluir e acolher estão no DNA deste curso, assim como no do Integra”, explica Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.

Informações e inscrições para o curso podem ser feitas pelo WhatsApp (48) 99190 9100 ou pelo telefone (48) 2102 1222.

Por Débora Cândido Garcia

Curso de libras do Integra Coopera valoriza a inclusão e é oportunidade profissional

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!