Em formato híbrido, a iniciativa ocorre em parceria com a SATC, de Criciúma e a aula inaugural acontece nesta quinta-feira no Espaço Integra.
O Brasil tem mais de 9 milhões de surdos. Não por acaso, a Libras, Língua Brasileira de Sinais, é o segundo idioma oficial do país. Atenta à necessidade de promover a inclusão, além de ampliar as possibilidades profissionais para os seus cooperados, a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, está com inscrições abertas para o curso de Libras. A aula inaugural da primeira turma aconteceu nesta quinta-feira (02) as 19 horas. A iniciativa é do Integra Coopera, Espaço Comunitário Colaborativo da Cooperativa, em parceria como a SATC, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina.
De acordo com Delma Roberta de Oliveira Lacombe, professora do curso, a Libras é sinônimo de oportunidade e acessibilidade. “É um diferencial no mercado de trabalho. Seja em uma loja, instituição financeira, em uma recepção ou em qualquer área de conhecimento, saber a Língua Brasileira de Sinais permite acolher bem as pessoas”, explica ela. Para a docente, saber Libras já é requisito em algumas funções.
Aprender a Língua de Brasileira de Sinais é um processo similar ao aprendizado de outros idiomas, como o inglês. “Para adquirir certa fluência é essencial manter contato com pessoas que dominem Libras, além de estudar continuamente. Como qualquer outro conhecimento, se não é praticado, você esquece”, enfatiza a professora.
Como aprender Libras no Integra?
No Integra Coopera, o curso de Libras será oferecido à comunidade em formato híbrido. “Realizaremos aulas presenciais, mas também teremos as gravadas por meio da plataforma Treinas, da Satc”, conta Jaqueline de Godoi, coordenadora do Satc Digital.
Para participar, é preciso ser cooperado ou familiar que resida na área de atuação da Coopera. “As aulas iniciam no dia 02 de setembro. Estamos bastante satisfeitos com mais essa entrega, porque incluir e acolher estão no DNA deste curso, assim como no do Integra”, explica Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.
Informações e inscrições para o curso podem ser feitas pelo WhatsApp (48) 99190 9100 ou pelo telefone (48) 2102 1222.
Por Débora Cândido Garcia