Por Redação Portal Veneza

A chef de cozinha, ou cozinheira, como gosta de ser chamada, Luiza Hoffmann conversou com os acadêmicos do curso de Gastronomia da Unesc na noite desta quarta-feira, 17, em transmissão ao vivo em seu canal do YouTube. A convite da Universidade, Luiza contou sua história no ramo da gastronomia, iniciada ainda enquanto criança ao acompanhar a avó na preparação das refeições da família.

Formada pelo Instituto Paul Bocuse, na França, Luiza tem experiências internacionais desde os 17 anos, quando fez intercâmbio na Oceania. Conforme a cozinheira, a partir da viagem iniciaram os aprendizados na gastronomia internacional ao ocupar as mais variadas funções em restaurantes nos países por onde passou. “Passei um bom tempo na função de lavar pratos e isso também me ensinou muito. Eu acredito que, além do estudo na Universidade, é preciso fazer um pouco de tudo para, de fato, saber comandar um restaurante e saber cobrar o melhor de cada função”, destacou.

A intensa jornada de trabalho ao longo de muitos anos em busca da excelência na gastronomia renderam à Luiza espaço para participação em programas de televisão e o sucesso de seus restaurantes, o Bar do Meio, em Fernando de Noronha e o Terço Bar, em São Paulo. “O terceiro era o Shake Dog, uma lanchonete gourmet em Balneário Camboriú pela qual tenho muito carinho. Infelizmente agora na pandemia ele ficou fechado e consegui vende-lo diante dessa situação”, comentou a cozinheira que atua ainda como consultora de diversos restaurantes pelo país.

Além de responder as interações dos participantes, como mensagem principal ao longo das quase duas horas de transmissão Luiza deixou lições de dedicação e persistência. “Amem o que vocês fazem e façam com carinho. A gastronomia é um dos trabalhos mais duros, mas dos mais gratificantes. Espero poder ir pessoalmente até a Universidade, quando tudo isso passar, para ensinar umas receitinhas para vocês”, destacou aos espectadores.