Por Milena Nandi 

A formação de atletas de futebol estará no centro do debate na região nesta quinta-feira (30/7).  O curso de Educação Física da Unesc vai promover um encontro virtual com profissionais do São Paulo Esporte Clube. O webinar terá a presença do diretor de Relações Internacionais do clube, Diego Lugano, do coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo, Pedro Smania, e do psicólogo do São Paulo FC – Sub20, Gabriel Puopolo de Almeida. O evento ocorrerá das 10h30 às 12 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube (youtube.com/unesctv).

O webinar “Formação de atletas de futebol: Transição da base ao profissional – Sucessos e frustrações – O caso do São Paulo” terá a participação de professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e profissionais que atuam com esporte na região, mas é aberto a todos os interessados.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, o objetivo é dar oportunidade para que tanto estudantes quanto profissionais da área esportiva possam ter contato direto com profissionais envolvidos diretamente com a formação de atletas em um dos maiores times do país. “Os convidados vão apresentar dados de um dos clubes que mais forma atletas e conhecer mais sobre a realidade e o trabalho realizado pelo São Paulo”, afirma.

Farias ainda enfatiza a presença do coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo, Pedro Smania, que é egresso do curso de Educação Física da Unesc e um exemplo de profissional renomado do mercado do futebol. “O Pedro é um dos belos exemplos para nossos acadêmicos”.

Conheça os palestrantes

Diego Lugano – Diretor de Relações Internacionais do São Paulo Futebol Clube; ex-capitão da Seleção do Uruguai e ex-capitão do São Paulo FC.

Pedro Smania – Coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo FC; diretor do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro e membro da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol.

Gabriel Puopolo de Almeida – Psicólogo do São Paulo FC – Sub20; instrutor da CBF Academy para as áreas de Psicologia do Esporte e Gestão de Pessoas e professor da Fundação Instituto de Administração nas áreas de Psicologia do Esporte e Gestão Esportiva.