Criada a ACAMREC, Associação das Câmaras da Região Carbonífera

Em assembleia realizada no último dia 12 em Cocal do Sul, que reuniu cerca de 40 representantes do legislativo de dez, dos doze municípios da AMREC, foi instituída a ACAMREC, Associação das Câmaras da Região Carbonífera.

O Presidente da ACAMOSC, Dianei Forti, onde já há essa organização há cerca de 30 anos, e o presidente da UVESC – União dos Vereadores de Santa Catarina, VALNIR CAMILO SCHARNOSKI, falaram sobre a importância de criar a associação. “Nosso objetivo é auxiliar o legislativo nas ações comunitárias e regionais. E principalmente dar mais força aos vereadores, preparando e qualificando os representantes do povo”, ressaltou Forti.

Depois de uma breve explanação, os vereadores puderam tirar dúvidas sobre o assunto. O grupo discutiu e aprovou o estatuto da ACAMREC e elegeu uma comissão provisória com representantes de cada município.

“Uma associação desse gênero vai permitir que as causas do legislativo da região, sejam pensadas e defendidas com muito mais força. Além disso, através dela poderemos capacitar ainda mais os funcionários públicos, e claro nós vereadores que teremos um amparo maior em diversos setores, inclusive jurídico” destaca Rangel.

Um novo encontro dentro de trinta dias, deve eleger a comissão permanente que terá mandato de um ano. Neste período as Câmaras precisam aprovar um projeto aderindo ao movimento.

Além do presidente do legislativo neoveneziano, Biro-Biro Minatto, também participaram do encontro os vereadores, Giliard Gava, Arlindo Da Silva, Danilo Bratti e Vanderlei Spilere, além do diretor da casa, Valter Waterkemper.

Comissão

Eloir Minatto – Nova Veneza

Vanderlei Zili – Criciúma

Roseny Cittadin Barbosa – Cocal do Sul

Ema Hofmann Benedet – Lauro Muller

Jucemar Cesconetto – Treviso

Izolete Duarte Vieira – ­ URUSSANGA

Ademar Bertan – Morro da Fumaça

Marcio Toretti – Içara

Tiago Albônico –  Siderópolis

Texto: Michele Elias/Edição: Willians Biehl
Fotos: Marciano Bortolin