Em assembleia realizada no último dia 12 em Cocal do Sul, que reuniu cerca de 40 representantes do legislativo de dez, dos doze municípios da AMREC, foi instituída a ACAMREC, Associação das Câmaras da Região Carbonífera.
O Presidente da ACAMOSC, Dianei Forti, onde já há essa organização há cerca de 30 anos, e o presidente da UVESC – União dos Vereadores de Santa Catarina, VALNIR CAMILO SCHARNOSKI, falaram sobre a importância de criar a associação. “Nosso objetivo é auxiliar o legislativo nas ações comunitárias e regionais. E principalmente dar mais força aos vereadores, preparando e qualificando os representantes do povo”, ressaltou Forti.
Depois de uma breve explanação, os vereadores puderam tirar dúvidas sobre o assunto. O grupo discutiu e aprovou o estatuto da ACAMREC e elegeu uma comissão provisória com representantes de cada município.
“Uma associação desse gênero vai permitir que as causas do legislativo da região, sejam pensadas e defendidas com muito mais força. Além disso, através dela poderemos capacitar ainda mais os funcionários públicos, e claro nós vereadores que teremos um amparo maior em diversos setores, inclusive jurídico” destaca Rangel.
Um novo encontro dentro de trinta dias, deve eleger a comissão permanente que terá mandato de um ano. Neste período as Câmaras precisam aprovar um projeto aderindo ao movimento.
Além do presidente do legislativo neoveneziano, Biro-Biro Minatto, também participaram do encontro os vereadores, Giliard Gava, Arlindo Da Silva, Danilo Bratti e Vanderlei Spilere, além do diretor da casa, Valter Waterkemper.
Comissão
Eloir Minatto – Nova Veneza
Vanderlei Zili – Criciúma
Roseny Cittadin Barbosa – Cocal do Sul
Ema Hofmann Benedet – Lauro Muller
Jucemar Cesconetto – Treviso
Izolete Duarte Vieira – URUSSANGA
Ademar Bertan – Morro da Fumaça
Marcio Toretti – Içara
Tiago Albônico – Siderópolis
Texto: Michele Elias/Edição: Willians Biehl
Fotos: Marciano Bortolin