Covid-19: saiba quando procurar o Centro de Triagem
Pandemia Saúde

Covid-19: saiba quando procurar o Centro de Triagem

A Secretaria alerta que apenas pessoas com sintomas da Covid-19 procurem o local.

O município de Nova Veneza conta, desde o início da pandemia, há um ano, com o Centro de Triagem para o combate da Covid-19. O local, que fica ao lado do Hospital São Marcos, está preparado para receber as pessoas que apresentarem sintomas. Mas, a orientação da Secretaria de Saúde, é que as pessoas procurem o espaço apenas quando apresentarem sintomas.

Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel Araújo, o espaço é destinado apenas às pessoas que apresentam sintomas. “Queremos reforçar que as pessoas não procurem o local, caso não tenham sintomas do Covid-19. Pois a pessoa pode até não estar infectada e contrair o vírus nesse caminho”, alerta.

O teste rápido só pode ser aplicado a partir do 10º dia, após o paciente apresentar sintomas. “É recomendado esperar esse tempo porque desta forma, ele consegue detectar se a pessoa já foi infectada ou não pelo vírus”, destaca o coordenador.

A Secretaria recomenda que as pessoas que não estão com sintomas e querem apenas tirar dúvidas, procurem as unidades de saúde. “É importante que as pessoas não procurem o Centro de Triagem sem estarem com os sintomas, isso pode sobrecarregar a equipe que está trabalhando. E queremos que todo o processo seja o mais ágil possível, para tratar e acompanhar as pessoas que estão positivas”, comenta o Secretário de Saúde, César Pasetto.

Como funciona o Centro de Triagem?

Os pacientes que chegam no Centro de Triagem são recebidos pela equipe de enfermagem, que faz a triagem e passa para o médico. Caso os sintomas sejam identificados e os sintomas já estão no terceiro dia, já pode fazer o teste. Mas isso, o médico irá analisar se o paciente é do grupo de risco ou idoso. Hoje, no Centro, são três tipos de testes e cada caso é analisado.

O local funciona, em anexo ao Hospital São Marcos, das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Por Lucas Sabino

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.