Corridas de Aventura

Corridas de aventura são competições que envolvem várias modalidades de esporte de aventura, esportes de montanha em sua grande maioria. Geralmente são realizadas em ambiente natural e tem como característica uma logística complexa, tanto para a organização quanto para os atletas. Dentre as atividades que envolvem a corrida estão: mountain bike, canoagem, atividades verticais (rapel, tiroleza, escalada…) e trekking (caminhada).

3

Não é regra, mas, em geral, as corridas são formadas por equipes de dois a quatro atletas e precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização.

1

Ter grandes conhecimentos de orientação é fundamental para conseguir encontrar os pontos de controles, Pcs, e o melhor e mais rápido caminho para passar por estes pontos. As corridas podem variar entre 40 e 400 km, e durarem de algumas horas até dias de competição.

2

Neste momento o trabalho em equipe é fundamental, segundo Evandro Luis Clunc que já competiu em muitas corridas, “uma longa corrida te leva ao extremo pessoal, a exaustão que te leva mostra quem você realmente é, sem máscaras”. Neste momento que o trabalho em equipe faz a diferença, tanto que essas experiências são muito utilizadas hoje por empresas para realmente conhecer sua equipe de trabalho, que apesar de um problema ou outro de seus colegas suas qualidades são fundamentais para manter um bom trabalho em equipe.

4

Expedição Xokleng

A Expedição Xokleng completa 10 anos no próximo final de semana (23 e 24/07) e realiza prova comemorativa que vai reunir equipes do RS, Paraná e Santa Catarina em Treviso.

Nascida entre as montanhas, vales e desfiladeiros do município de Treviso no ano de 2006, a Expedição Xokleng tornou-se uma das provas mais difíceis do cenário nacional de corridas de aventura. Cercada de mistérios, lendas e desafios o evento é um rally humano onde seus praticantes divididos em duplas e quartetos vão alternando 5 modalidades: Trekking, Mountain bike, orientação, vertical e parte aquática, vence a equipe superar todos obstáculos e passar em todos os pontos de controle montados pela organização.

O evento carrega desde sua primeira edição a temática do índios Xoklengs que durante séculos perambularam entre os campos de altitude, escarpas da serras geral e vales litorâneos. Nesse ano o tema é a Última Tribo referência as recentes descobertas feitas por arqueólogos que apontam que os Xoklengs podem ter sido uma das últimas grandes nações antigas das américas. fonte: Paulo Renato Cadallora.

Fotos: Expedição Xokleng

Filipe Ronchi – montanhista escalador, com experiências em longas travessias e caminhadas de todos os níveis nas serras brasileiras. Tem no currículo escaladas em grandes paredes brasileiras, na Cordilheira dos Andes e Patagônia além de longas travessias em glaciares e escalada em gelo. Conquistador de boa parte das vias de escalada na Serra Geral Catarinense. E-mail: filiperonchi@gmail.com – (48) 9107-5006 e WhatsApp (48) 9936-0998.

Um Comentário