A Escola de Educação Básica do bairro Bortolotto, em Nova Veneza, está recebendo um toque especial de aventura e aprendizado. Nos dias 25 de setembro e 04 de outubro, o Clube de Orientação do Extremo Sul Catarinense (COrESC) promove uma série de atividades para apresentar o esporte de Orientação aos alunos da instituição.
Múltiplas vertentes do esporte
O evento não só apresentou as regras básicas do esporte, mas também explorou suas várias vertentes: competitiva, pedagógica, turística e familiar. Utilizando bússolas e mapas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender de forma prática como se orientar no ambiente natural.
O objetivo da ação foi possibilitar que os alunos já pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos, se deslocando com o auxílio de mapas e bússolas. “A ideia é que muitos se encantem pelo esporte e participem da II Etapa do Circuito Catarinense de Orientação (link da inscrição), que acontecerá na cidade nos dias 4 e 5 de novembro”, afirma major Becker, presidente do COrESC.
Idade ideal para aprendizado
A escola, que tem aproximadamente 460 alunos com idades entre 8 e 14 anos, apresenta o perfil ideal para o aprendizado das técnicas deste esporte. “Esta é a idade ideal para aprender as técnicas da Orientação, e nada melhor do que fazê-lo de forma lúdica e educativa”, conclui Becker.