Colunistas

Coral, storia e incontro

 

Os descendentes do agrimensor imigrante italiano Natale Coral farão o segundo encontro da família vai acontecer no dia primeiro de dezembro deste ano.  O evento culminará com os 160 anos de nascimento do patriarca dos Coral. Exatamente há dez anos, foram comemorados os 150 anos de nascimento.

Na última quarta feira, este colunista Nicola Gava, Dra. Cleusa Coral Ghanem e Professor Nilson Olivo bisnetos de Natale se reuniram para dar o ponta pé inicial do encontro que promete muitas comemorações associados com o resgate histórico da família registrado em quase trezentas páginas.

Pesquisadas e escritas por este Bauco. No dia 12 de março vai acontecer a primeira reunião para compor a diretoria executiva do evento. No registro fotográfico feito em Joinville: Nicola Gava e Nilson Olivo em visita oficial a Dra Cleusa e seu esposo Dr. Emi Amin Ghanem. “E viva la faméja Coral…. Viva!!!”

DIPINTO DELA NOSTRA STORIA

Na semana passada repercutiu muito bem a foto do quadro em óleo sobre madeira medindo 18 x 43 centímetros do famoso pintor gaúcho natural de Porto Alegre, Pedro Weingartner (1853-1929), que retrata o testemunho da ligação do planalto serrano com Nova Veneza já existia há muitos anos antes da fundação da colônia, pela serra dos tropeiros que, ainda hoje se trafega como nos primórdios, somente a pé ou a tração animal, ou seja, cavalos, burros e mulas.

No texto falei também sobro outro famoso quadro do renomado pintor intitulado “vida nova” que retrata Nova Veneza em óleo sobre tela medindo 1.20 x 160 centímetros e faz parte do acervo da prefeitura municipal de Nova Veneza.

A obra está dentro do gabinete do prefeito. A perfeita pintura mostra como era Nova Veneza vista dos altos do morro onde situava o castelo do Michelle “Miguel” Napoli diretor da colônia, hoje hospital São Marcos. Muitos leitores solicitaram que eu publicasse o quadro, aqui vai para o bem cultural da nossa verdadeira história. “Perfeto!!!”

SESANTASINCUE ANO DE MARIDÀ

 

 

Como vai o seu casamento? Muitos de nós quando comentamos sobre os casamentos, questionamos os difíceis relacionamentos da vida moderna, que na média geral duram muito pouco tempo a união conjugal. Mas, temos excelentes exemplos. Moradores do distrito de Caravaggio, seu Walmor Milanez e Arina Olivo Milanez completaram 65 anos de casados na semana passada. “Bravi tozati, esenpiode  bravi e eterni morosi!!!”

LAUREATA NTEA UNIVERSITÀ

Na última segunda feira a bela neoveneziana do distrito de São Bento Baixo, a Maria Eduarda Daminelli filha do meu amigo e leitor Pedro Daminelli e Sirlene Pereira Daminelli reuniu amigos e familiares para comemorar sua formatura em Administração em comércio do exterior pela Unesc. “Conplimenti Maria Eduarda!!!”

TANTI AUGURI

Quem trocou de idade foi a minha amiga doutora cubana Ada Columbe que veio trabalhar no projeto “mais médicos”. Ada se familiarizou muito bem com o povo neoveneziano. Mesmo com a extinção do projeto, ela ficou em Nova Veneza, pois, aqui é sua nova casa e sua nova família. “Bon Conplean Ada saúte e paxe ancoi e senpre!!!”

PRIMA DE MAGNAR LA POENTA

Antes de saborear a deliciosa polenta neoveneziana que nos da o titulo de capital mundial da Polenta, o  prefeito Rogério Frigo e o prefeito do Balneário Rincão Jairo Custodio com a presença do secretário executivo da Amrec Acélio Casagrande. Os dois municípios consolidaram intercambio turístico, levando o “Carnevale di Venezia” para avenida do Balneário Rincão.  “Dopo i gà magnà la poenta!!!”

BANDIERA DEL VENETO

É deste “Bauco” a maior coleção de bandeiras de todos os quatro cantos do planeta, e não param de aumentar. Esta semana recebi de presente do empresário do setor gastronômico, Chico Ghellere a bandeira da região do Vêneto, terra da maioria dos imigrantes italianos que chegaram no sul de Santa Catarina. “Grasie!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.