Coopera tem projetos destacados em livro de boas práticas do Cooperjovem

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), participou da sexta edição do Encontro Estadual do Programa  Cooperjovem, realizado na última semana em Florianópolis. Promovido pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina), o evento reuniu mais de 230 pessoas entre professores de 84 escolas e coordenadores de 24 cooperativas. Eles acompanharam a programação do encontro com palestras e oficinas, criada a partir do tema “Educando para a Cooperação”.

O ponto alto do  evento foi o lançamento do livro “Boas Práticas de Educação Cooperativa”, que reúne a descrição de 27 práticas cooperativas realizadas nas escolas que participam do Cooperjovem.

A Coopera, que coordena o programa em quatro escolas, recebeu destaque com a publicação de duas práticas. São elas: “Memórias: Jornal do Campo”, desenvolvido pela Escola Ângelo Izé, e também o projeto “Biblioteca Aberta: Um Portal para o Mundo” da Escola Aloysius Back.

Para a coordenadora de Cooperativismo, Josimar Jacques, o resultado do trabalho do Cooperjovem nas escolas é muito desafiador e, principalmente, motivador. “Estamos  orgulhosos pelo reconhecimento e queremos agradecer as escolas pelo empenho e o apoio no Programa que tem como objetivo principal a difusão da cultura da cooperação na comunidade escolar”, comentou.

O livro, primeiro do Sescoop/SC a ser catalogado na Biblioteca Nacional, reúne a descrição de 27 práticas cooperativas realizadas em 27 escolas, com o apoio de 14 cooperativas, que se destacaram em 2017.

 Débora Cândido Garcia