Economia

Coopera: Palestra alusiva ao Movimento Nacional ODS aborda o Consumo Consciente

blank

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), por meio do setor de Cooperativismo, realizou na noite da última terça-feira, dia 21, a palestra que teve como tema: “Como Construir Hábitos para o Consumo Consciente”, com a psicóloga e educadora executiva Letícia Zanini. O evento realizado no auditório da cooperativa, em Forquilhinha, integra as ações da semana ODS na Prática, promovida pelo comitê de Criciúma do ODS de Santa Catarina, onde a cooperativa participa como signatária.

O gerente Geral,  Rogério Feller,  abriu o encontro explicando as razões para o aumento do preço da conta de energia nos últimos meses. “A estiagem no sudeste levou a Agência Nacional de Energia Elétrica a adotar a bandeira de escassez hídrica. Cada um precisa fazer a sua parte para que o cenário não se agrave. Isso é pensar no coletivo e na própria conta de energia também”, disse.

A palestrante usou analogias para explicar o processo de construção de hábitos. “Imaginem que nosso cérebro é um gramado verde. Se passarmos com um carro por ele continuamente durante um mês, o que ocorrerá? Será formada uma estrada de terra. E se passarmos apenas durante uma semana? Assim também acontece com o nosso cérebro para a formação de um hábito. A consistência é fundamental para que qualquer ação se torne automática”, explicou a profissional.

Sempre ligando a sua abordagem ao consumo consciente de recursos, sobretudo o de energia elétrica, Zanini chamou a atenção para um ponto importante das ações inconscientes. “É importante estar atento aos gatilhos. Gatilho é o que você pensa imediatamente antes de realizar qualquer ação. Por exemplo, se antes de ir pra academia eu olho para o sofá, o gatilho pode ser o sofá. Qual novo gatilho pode substituir este?”, provocou a psicóloga.

Por fim, Zanini lançou um desafio de 30 dias de mudança de hábito aos participantes. Ao entregar um material impresso com o passo a passo para isso, ela reforçou que são as pequenas atitudes diárias que farão a diferença.
“Mais importante que o resultado é focar no processo. É preciso economizar R$ 50,00 por mês na conta de energia? Esse é o resultado. Mas o que faremos todos os dias pra alcançá-lo? E quando alcançarmos, como vamos celebrar?”, trouxe a palestrante.

 Movimento Nacional ODS de Santa Catarina

Trata-se de um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Todos os projetos sociais da Coopera são embasados nos ODS com destaque para o Laboratório de Inovação Social, Núcleo Feminino, além das ações voltadas a sustentabilidade, educação e cooperativismo. A palestra contempla o ODS 12 que trata sobre  consumo e produção responsáveis. 

Por Débora Cândido Garcia

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.