Num clima de harmonia, descontração e reflexão, mais de 700 mulheres de Forquilhinha e região participaram no último sábado, dia 24, do 4º Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido pela Cooperativa Pioneira de Eletrificação – Coopera. O evento, que este ano teve recorde de inscrições, lotou as dependências do Centro de Multiplo Uso Santa Isabel e foi aberto pelo presidente da Coopera Walmir Rampinelli e pelo gerente geral Rogério Feller.
A palestrante Nair Onofre, que é coach internacional, terapeuta e autora de vários livros, falou por quase duas horas sobre o tema: Mobilização de Potencialidades para Mulheres, destacando o comportamento feminino, os desafios e as atitudes diante da vida. “Eu olho para vocês 700 mulheres e vejo 700 histórias, todas vencedoras e cada uma com sua trajetória, que precisamos respeitar”, salientou.
Com carisma e bom humor, Nair Onofre, também proporcionou momentos de reflexão, levando muitas mulheres do riso às lágrimas. “Somos todas vencedoras e sabemos que nessa vida passamos constantemente por um processo de lapidação como se fossemos uma pedra bruta que, ao longo dos anos, vai sendo lapidada e ganhando brilho. Pra ser feliz dependemos de nós mesmos. Você pode mudar para melhor se este for o seu propósito”, destacou a palestrante.
Sustentada pelos princípios do cooperativismo, destacando a educação, formação, informação e a interação com a comunidade, a Coopera promove há quatro anos o Encontro de Mulheres Cooperativistas. O evento faz parte do Programa Núcleo Feminino. De acordo com a coordenadora de Cooperativismo da Coopera, Josimar Jacques Vendramini, a proposta do Núcleo Feminino é de promover a capacitação e a formação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas. “As mulheres recebem capacitação desde 2013 e hoje fazem parte do desenvolvimento da Coopera”, explicou.