Coopera completa 63 anos de história, energia e evolução

No dia 27 de janeiro a Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), com sede em Forquilhinha, celebra mais um aniversário.  Com o título da permissionária com a menor tarifa de energia elétrica dos pais, completa  63  anos de história com boas noticias para compartilhar com seus associados, colaboradores e a comunidade em geral.

Na passagem de mais um ano de atividades, a Coopera tem acompanhado a evolução tecnológica para estar conectada com as necessidades e prioridades dos associados atendidos com a energia da cooperativa. Com um modelo de gestão democrático, baseado em planejamento estratégico, tem seu foco nos investimentos para melhorias no sistema de distribuição de energia.

Este ano está prevista a construção de uma Subestação no município de Criciúma e as linhas de distribuição 69 kV. Outro projeto importante que está sendo executado  é a instalação de uma PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) para geração de energia. A usina hidrelétrica de pequeno porte fica localizada entre os municípios de Lages e São Joaquim.

A Coopera se destaca no ramo de infraestrutura como a maior cooperativa em distribuição de energia do Estado. O grande desafio  é continuar levando comunicação de qualidade para o interior, o que tem sido feito através dos serviços de internet de fibra ótica da Coopera Telecom, que também está crescendo em número de clientes, área de atuação e tecnologia para conectar mais famílias. Este mês a Coopera Soluções Elétricas completa três anos. Uma loja completa e moderna que dispõe de fiação, passando pelos acabamentos (interruptores e tomadas), até as luminárias. O Espaço Colaborativo Integra COOPERA, inaugurado há seis meses, também é uma realidade que proporciona aos cooperados diversos cursos e atividades.  A casa, localizada no centro de Forquilhinha, anexo a Casa Mãe Helena (sede da Pastoral da Criança), é o ponto de encontro de vários projetos e ações em prol do cooperativismo. O objetivo é conectar os associados e a comunidade à cooperativa, por meio de atividades voltadas ao empreendedorismo, à sustentabilidade e à tecnologia.

Para o presidente Walmir Rampinelli o ano será de muito trabalho e com oportunidades de crescimento. “Estamos otimistas e junto aos colaboradores, associados, conselheiros e empresas parceiras, tenho certeza que faremos um grande ano”, avalia.

Por Débora Cândido Cardoso