O interesse pela comunidade é um dos princípios universais do cooperativismo que a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, mais uma vez demostra colocar em prática. A Instituição abriu nesta semana pelo site https://lp.coopera.com.br/pas, as inscrições para a primeira edição do Programa de Aceleração Social, o PAS 2022. O objetivo é disponibilizar recursos financeiros para projetos sociais, com ações locais.
Para participar do PAS, são necessários dois passos: ser cooperado e ter uma ideia que, por meio da ação de um grupo voluntário com no mínimo oito participantes, possa beneficiar a comunidade da área de atuação da cooperativa. “Repaginar uma área pública com o plantio de mudas frutíferas, organizar um mutirão de coleta de materiais recicláveis, são só alguns exemplos de iniciativas que tem a cara do PAS”, exemplifica Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.
O cooperado com interesse em inscrever o seu projeto deverá acessar o site do Programa e ler atentamente o regulamento. No documento, constam os pré-requisitos para as iniciativas e como o PAS funcionará. “Os projetos inscritos passarão pela avaliação de uma comissão designada pela Cooperativa e, se aprovados, serão realizados com o acompanhamento e supervisão da Instituição. Outro ponto importante é que todas as iniciativas precisam estar alinhadas aos valores do cooperativismo e a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU”, explica Timóteo Farias, consultor de cooperativismo na Coopera.
Para Walmir Rampinelli, presidente da Cooperativa, um dos principais benefícios do PAS é fomentar no cooperado o exercício da cidadania. “Pretendemos apoiar o sócio que quer ser um ator social mais participativo. Com o Programa, também queremos estar ainda mais próximos do que as comunidades cooperadas precisam, investindo nas necessidades delas”, ressalta ele.
As inscrições para o Programa de Aceleração Social da Coopera podem ser feitas até 13 de maio em https://lp.coopera.com.br/pas. No endereço também é possível tirar dúvidas, ler o regulamento e acompanhar o cronograma da iniciativa, que também contará com workshops instrutivos para cooperados que querem inscrever um projeto mas não sabem como estruturá-lo.
Por Débora Cândido Garcia