Por Cris Freitas

A Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove) comemora os seus 15 anos de fundação nesta sexta-feira, 19. 

As comemorações aconteceram na última quinta-feira, 11, com a Sessão Solene em homenagem na Câmara de Vereadores. No sábado, 13, a programação aconteceu na Rua Coberta, em frente a cooperativa, com atrações musicais como: o Eco di Venessia, Cibele Mdaui (voz e violão) e o coral Os Pequenos Peregrinos, além do corte do bolo.

A Cooofanove conta com 74 associados, sendo 22 associados na loja física e o restante para projetos desenvolvidos pela cooperativa na sua área de abrangência no estado de Santa Catarina. Foi fundada em 19 de julho de 2004, sendo pioneira neste seguimento, no ano de 2005. A iniciativa de criação surgiu visando promover o desenvolvimento sustentável das famílias rurais associadas e das comunidades onde as mesmas se inserem, através da produção, industrialização e comercialização de seus produtos.

“Nova Veneza tem um grande potencial na agricultura e devemos destacar a importância da agricultura familiar, aliada ao agronegócio e ao agroturismo para potencializar as características da nossa cidade e região. Com a Coofanove nós servimos de exemplo para outras cidades, porque conseguimos reunir os produtores para promover o desenvolvimento sustentável das famílias rurais. Somos privilegiados em contar com uma cooperativa bem estrutura, unida e que transformou a vida desses produtores possibilitando a comercialização legalizada de seus produtos”, relatou o presidente, Altair Valdati.

O presidente comenta que todos os associados trabalham para muitos anos de conquistas. “Nova Veneza agradece 15 anos de história que construímos juntos, para enaltecer a agricultura familiar em nosso município. Não podemos deixar de agradecer ao Poder Público e Epagri pelo incentivo desde a sua fundação até os dias atuais. Até chegarmos aqui foram muitos degraus, desde o início modesto, a nova identidade visual na rotulagem dos produtos, assim como no show roon de exposição de produtos. Gostaria de agradecer aos associados e as funcionárias que continuam acreditando nesse sonho e trabalham para manter a Coofanove como marca registrada da cidade”.

Produtos

A Coofanove conta com uma loja para expor e comercializar os produtos. É uma linha de produtos com mais de 300 opções, como panificação; congelados; embutidos; lacticínios; vinhos, sucos, licores e cachaças coloniais; doces e geleias; artesanato e flores ornamentais.

O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 18h e domingos e feriados, das 13h às 17h30. A Cooperativa está localizada na rua Nicolau Pederneiras, 46, em frente à praça Humberto Bortoluzzi. Informações pelo telefone (48) 3436 – 2894.