Religião

Contagem regressiva para mais uma grande Romaria de Caravaggio

©José Luiz Ronconi
Por Bibiana Pignatel

O domingo, 26 de maio, será um dia de festa no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.

A 68ª Romaria em honra à Padroeira já começou a reunir milhares de peregrinos desde o dia 17 de maio, por ocasião do início da novena, que contou com procissões partindo de residências nos arredores do Distrito de Caravaggio todos os dias e, a partir desta quinta, 23, acolhe caravanas de diversas paróquias da Diocese de Criciúma.

“Cada dia está surpreendendo. Todos os dias da semana, desde sábado, o Santuário sempre esteve lotado. Está um clima muito gostoso, muito bom; o pessoal entusiasmado, participando! A novena está surpreendendo pela organização e pela alegria. Todas as casas em Caravaggio estão enfeitadas com as cores de Nossa Senhora! Por isso convidamos todos para participar desse grande momento de fé, de alegria, de confraternização e de união para a nossa comunidade e nossa Diocese”, destaca o Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati.

O ponto alto da festa, no domingo, que neste ano coincide com o dia da Padroeira, contará com a transladação da imagem da igreja matriz Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, em Criciúma. A missa campal será celebrada às 10 horas, presidida pelo Bispo Emérito de Montenegro (RS), Dom Paulo De Conto, que foi o primeiro Bispo de Criciúma. Serão celebradas missas também às 07h30min, às 13h30min (com bênção da saúde) e 16h (com consagração).

A festa religiosa termina com a oração do terço, às 17h. Um amplo serviço de café, lanches e almoço aguarda os romeiros no dia. Conhecido pelas músicas dedicadas a Nossa Senhora de Caravaggio, o padre Ezequiel Dal Pozzo, da Diocese de Caxias do Sul (RS), abrilhanta a festa com seu canto na noite de sábado e manhã de domingo. A Festa de Caravaggio é uma das maiores do Sul do Estado de Santa Catarina e deve congregar, em todos estes dias, mais de 50 mil romeiros de diversas localidades. O trajeto feito a pé é tradição para muitos destes peregrinos, que chegam desde a madrugada ao Santuário, no dia da grande Romaria.

A aparição

Caravaggio está localizada entre Veneza e Milão, na Itália. Em 1431, foi dominada pelos venezianos, ocorreram divisões políticas e religiosas, ataques de bandidos e muitas heresias.

Em 26 de maio de 1432, às 17 horas da segunda-feira, nesse cenário desolador, ocorreu a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa de nome Gianetta. Maltratada e humilhada pelo marido, Francisco Varoli, Gianetta colhia pasto em um prado próximo. Entre lágrimas e orações, ela avistou uma senhora, semelhante a uma rainha e cheia de bondade: Nossa Senhora. Sua mensagem: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz”. A Virgem pediu também que o povo voltasse a fazer penitência, jejuar nas sextas-feiras e rezar na igreja, no sábado à tarde, em agradecimento pelos castigos afastados, e que lhe fosse erguida uma capela.

Assim, foi denominada Nossa Senhora de Caravaggio. Ao lado de onde estavam seus pés, brotou uma fonte de água, existente até os dias de hoje, onde muitos doentes recuperam a saúde. Gianetta, como verdadeira missionária, levou ao povo e aos governantes a mensagem de Maria. Em suas visitas, levava ânforas com água da fonte sagrada, que resultava em curas extraordinárias, prova da veracidade da aparição. A paz foi restabelecida na pátria e na Igreja. Uma resistência, porém, tornou-se famosa: é a história de Graziano, que certo dia chegou à margem da fonte milagrosa e permaneceu incrédulo.

Pegou um galho seco e desfolhado, atirou na água e disse: “Se é verdade que Nossa Senhora pisou esta terra, enverdeça este ramo”. Conta-se que quando o bastão seco tocou a água, verdejou-se, brotaram galho, cobriu-se de folhas e desabrocharam flores. Recordando esse sinal, é costume representar a aparição de Caravaggio com um ramo florido entre a Virgem Maria e a vidente Gianetta.

Programação

23/05 – quinta-feira
18h40min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus – Forquilhinha
19h30min: Missa presidida pelo Pe. Pedro Paulo Custódio – Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Forquilhinha
Bênção especial para as famílias

24/05 – sexta-feira
19h: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja Matriz Santo Agostinho – Rio Maina, Criciúma
19h30min: Missa presidida pelo Pe. José Lino Buss – Pároco da Paróquia Santo Agostinho – Criciúma
Bênção especial para os jovens

25/05 – sábado
09h: Missa presidida pelo Pe. Lucas Bombazar – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Maracajá
15h: Missa presidida pelo Pe. Joel Sávio – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Criciúma
18h40min: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja Matriz São Marcos – Nova Veneza
19h: Missa presidida pelo Pe. Vilmar Moretti – Pároco da Paróquia São Marcos – Nova Veneza
Após a missa, show de evangelização com Padre Ezequiel Dal Pozzo

26/05 – domingo – Dia da Festa
06h: Alvorada Festiva pelas ruas do Caravaggio
07h30min: Missa presidida pelo Pe. Antonio Vander da Silva – Reitor do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus – Içara
09h: Transladação motorizada da imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete – Próspera, Criciúma
09h às 10h: Em frente ao Santuário, animação com Padre Ezequiel Dal Pozzo
10h: Missa festiva presidida por Dom Paulo Antônio De Conto – Bispo Emérito de Montenegro (RS)
13h30min: Missa com Bênção da Saúde presidida pelo Pe. Valdemir Luiz de Bona – Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Urussanga
16h: Missa com Consagração das Crianças presidida pelo Pe. Wilson Buss – Vigário Geral da Diocese de Criciúma e Pároco da Paróquia Santa Bárbara – Criciúma
17h30min: Oração do Terço conduzida pelo Terço dos Homens, Missionários da Mãe Peregrina e Equipes de Nossa Senhora
18h: Sorteio da Ação entre Amigos

Gastronomia

23/05 – 19h: Quinta da Costela – Salão Benfeitores de Caravaggio
24/05 – Jantar Típico Italiano – Salão Benfeitores de Caravaggio
25/05 – durante o dia: Café, lanches e almoço
25/05 – durante a noite: Churrasco – Salão Benfeitores de Caravaggio (Show com a Banda Brasil Sertão)
26/05 – domingo: Amplo serviço de café, buffet, churrasco e bar – Pátio do Santuário

Foto: José Luiz Ronconi

Foto: José Luiz Ronconi

Foto: José Luiz Ronconi

Foto: Iuri Gava

Foto: Iuri Gava

Foto: Iuri Gava

Foto: Iuri Gava

Foto: Iuri Gava

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.