Construção de drenagem, na BR-101, interrompe faixa da SC-390, em Tubarão (SC)

A construção de galerias para drenagem pluvial (água da chuva), coletora das pistas da BR-101 Sul no km 337,4, interrompe a faixa de rolagem direita na SC-390, debaixo das pontes sobre o Rio Tubarão. A obra faz parte das melhorias em vias lindeiras da rodovia federal, no trecho em obras de duplicação catarinense e está inclusa no conjunto de construções das obras complementares à expansão de pistas entre o km 337 ao km 339 – travessia do Rio Tubarão e transposição do Morro do Formigão.

Os trabalhos estão alocados neste segmento desde o mês de agosto passado e, nesta semana, a necessidade de ampliar as escavações das trincheiras para instalação dos tubos faz a interrupção necessária. Todo o espaço de obras está sinalizado e identificado pela sinalização provisória de obras, tendo a circulação constante de trabalhadores e equipamentos. As atividades vão continuar nas próximas semanas.

Além da construção do sistema de drenagem, o DNIT/SC também vai alocar trabalhos nas alças de acesso, pela avenida Severiano Albino Corrêa, com readequação do pavimento e construção de calçadas. Quando finalizado, este ponto na BR-101 Sul servirá para acesso aos aglomerados urbanos lindeiros, em Tubarão, acesso à SC-390, incorporação e desincorporação de pistas e retorno no sentido de tráfego.

As mudanças em andamento nas alças, ruas laterais e bordos da SC-390 fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental da BR-101. Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

Nesse passo, o programa p tem como meta a adequação do planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integra-la ao espaço urbano, através do planejamento estratégico entre comunidades, órgãos públicos e o empreendedor (DNIT).  Com a implantação das pistas duplicadas, foi inserida no projeto a construção as passarelas, passagens inferiores para pedestres, passagens inferiores de veículos, ruas laterais, calçadas, faixas de pedestres, sinalização vertical, ciclofaixas e pontos de ônibus, para melhor atender os moradores e usuários da rodovia, priorizando a segurança dos mesmos, tanto no período de obras como depois de concluídas.

Duplicação da BR-101 tem construções para proteção da fauna

O projeto de expansão rodoviária da BR-101 Sul, nos trechos catarinense e gaúcho, tem ações e construções voltadas para a proteção da fauna presente, nas matas próximas das pistas duplicadas. Os passa-faunas, galerias construída abaixo da plataforma servem como corredor para animais, enquanto as oficinas de Educação Ambiental e o monitoramento de atropelamentos de animais silvestres são ferramentas de controle e interação com os usuários, comunidades lindeiras e escolas.

Dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul, além das obras de arte especiais (OAEs) e equipamentos para travessia segura de pedestres, há construções de galerias sob as pistas para que animais silvestres possam cruzar a rodovia em trecho cercados por vegetação arbórea. Esses caminhos são chamados de passa faunas, estruturas construídas ao longo dos lotes 22, 23, 24, 25 e 30, nos municípios de Palhoça, Paulo Lopes, Imbituba, Laguna e Santa Rosa do Sul em Santa Catarina e nos lotes 01, 02, 03 e 04 nos municípios de Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Maquiné e Osório, sendo 26 no segmento catarinense e 21 no segmento gaúcho.

Os dois passa-faunas construídos em Laguna (SC), no km 308 e km 310, foram as dfuas últimas estruturas, para essa finalidade, concluídas nas obras de duplicação da BR-101. O local de construção dos passa faunas seguiu estudos prévios para identificar os locais onde ocorreu maior número de atropelamentos de animais silvestres, isso antes das obras de construção de pistas e obras de artes especiais começasse. Além da construção das passagens, o DNIT/SC através da Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA) faz mensalmente atividades que enfocam o monitoramento do Atropelamento da Fauna Silvestre e eficácia das Passagens de Fauna ao longo do segmento entre os dois estados.

O monitoramento do atropelamento de animais silvestres identifica os principais pontos em que ocorrem, assim como os principais grupos de fauna e espécies atropeladas, dentre espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, além de avaliar o efeito da duplicação das faixas de rolamento e implantação de passagens de fauna para a fauna silvestre. Além disso, os dados e relatórios produzidos podem propor, se necessário, a implantação de medidas mitigadoras para redução de atropelamentos a fauna silvestre ao término das atividades de monitoramento.

Esse monitoramento está incluso no escopo dos 22 programas socioambientais e um estudo inclusos no Plano Básico Ambiental implementando na duplicação da rodovia federal, dentro do programa de Proteção à Fauna e Flora. Nesse programa há o subprograma de Proteção à Fauna, que atua diretamente no monitoramento do atropelamento das espécies de fauna e na eficácia das passagens de fauna construídas. Nas travessias de fauna foram encontradas e catalogadas marcas e pegadas de mamíferos, como tatu, preá, gato do mato, porco espinho, répteis e anfíbios.

Já as oficinas de Educação Ambiental, feitas em escolas, comunidades e canteiros de obras apresentaram aos expectadores as espécies animais mais comuns em cada trecho da BR-101 Sul, bem como as formas de proteção delas.

Muriel Ricardo Albonico

Construção de drenagem, na BR-101, interrompe faixa da SC-390, em Tubarão (SC)
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