Conheça o Integra Coopera: uma casa que conecta ações de empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia
Empreendedorismo

Conheça o Integra Coopera: uma casa que conecta ações de empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia

No coração de Forquilhinha, está nascendo o Integra Coopera. Uma casa comunitária e colaborativa que será o ponto de encontro de projetos e ações em prol do cooperativismo. A intenção é conectar a cooperativa aos associados e à comunidade regional. Pra isso acontecer, o lugar será palco de atividades voltadas ao empreendedorismo, à sustentabilidade e à tecnologia.

A partir de 05 de julho, os mais 1.200 m2 do Integra ficarão à disposição dos cooperados em ambientes como biblioteca, espaço coworking, cozinha gourmet e auditório. Esses espaços também acolherão cursos técnicos, cursos livres e mentorias, serviços de atendimento em saúde para reabilitação pós COVID-19 e inúmeras outras iniciativas que serão construídas junto com a comunidade e parceiros.

Além das novidades, os mais de 30 projetos já existentes no setor de cooperativismo da Instituição terão a casa como sede, aproximando essas iniciativas da comunidade e dos cooperados.  “Todo o projeto está baseado e fortalece os princípios cooperativistas do interesse pela comunidade e da educação, formação e informação”, destaca Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.

Para Gladis Magda Favaro, cooperada e esteticista, o novo espaço é sinônimo de oportunidade.  “Quero aproveitar todas as oportunidades de crescimento e desenvolvimento que o local vai proporcionar para mim e para a comunidade. Espero participar dos cursos e fazer parte dessa história”, comemora.

O presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, antecipa que a casa também será um ambiente de intercooperação. “No Integra Coopera vamos poder ouvir mais o cooperado. Mas também as próprias cooperativas do nosso segmento e de outros poderão trocar entre si boas práticas, promovendo o princípio cooperativista da intercooperação,” explica. 

O gerente geral Rogério Feller, está otimista com o investimento voltado à comunidade. “Como a cooperativa não é uma empresa que visa lucros, ela faz o quê? Faz com que os resultados gerados por todos, retornem em investimentos econômicos e sociais para a comunidade cooperada”, avalia. 

O Integra Coopera – Espaço Comunitário Colaborativo está localizado anexo a Casa Mãe Helena, Sede da Pastoral da Criança, em frente à Praça dos Imigrantes Alemães, centro de Forquilhinha. A partir de 05 de julho o atendimento na Casa ocorrerá das 8h às 17h.

Por Débora Cândido Garcia

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.