Na semana passada entrevistei o ilustre neoveneziano, dos mais sábios catarinenses residente na capital Florianópolis, o professor doutor Celestino Sachet que, no ultimo 31 de janeiro completou seus sadios 90 anos.

Nasceu e residiu nas famosas ”Casa de Pedra” e de lá saia a pé até o Grupo Escolar Abílio César Borges, onde frequentou o ensino primário. Celestino sempre manifestou orgulho de ter nascido em Nova Veneza, sua autobiografia revela ricas passagens. Possui uma das mais completas bibliotecas sobre literatura portuguesa é um homem privilegiado e de muita fé. Publicou mais de 20 livros, também escreveu os “100 de história de Santa Catarina” que vinculou na RBS TV e ainda continua escrevendo, ex-reitor de universidade, professor em Mendonça na Argentina, também foi Secretário de Estado da Educação, no Governo Ivo Silveira e, precocemente, professor no Colégio Catarinense em Florianópolis.

O nobre mestre conterrâneo é muito espirituoso e sempre retorna a sua terra de origem. A entrevista fará parte do meu vídeo documentário denominado “Relatos e vestígios da imigração italiana do sul catarinense e etnias de convívio”. “Cuei che inpara no se desmentega!!!”

Nantro libro dela Dra. Cleusa Coral Ghanem

Doutora Cleusa Cora Ghanem ilustre filha do saudoso neoveneziano Gílio Coral e da vivente professora Hilda Becker Coral do Hospital de olhos Sadalla Amin Ghanem, de Joinville, já tem dezenove livros publicados, lançou na semana passada a edição do livro Lentes de Contato da serie Oftalmologia Brasileira.

O evento aconteceu congresso oftamológico Simasp no Maksoud Plaza na capital Paulista. No registro a Dra. Cleusa ladeada pelos co-autores. Dr. Paulo Ricardo de Oliveira e Dr. Adamo Luiz Neto. Brava, bravissima la nipote del Natale Coral!!!

La festa de Pagnan

A família do Rui Pagnan se reuniu com amigos para celebrar as seis vividas décadas do Rui. O evento aconteceu em seu sitio residencial na localidade de Santo Antonio. Rui é assinante e leitor assíduo deste Bauco. “Bon Conplean tozaton!!!”

Maffioletti & Nazari ze bermaschi

No principio da nossa colonização as raças não se misturavam, ou seja, italianos só casavam com italianos e assim também era com as outras etnias. Mas, também entre os italianos no início os venetos não se misturavam com os lombardos, principalmente com os bergamascos.

Até diziam que entre eles se perguntavam: Ti sè talian o bergamasco? O casal Renato Maffioletti e Neide Nazari Maffioletti ambos são de origem bergamasca e há 62 anos estão juntos. Neide completou 83 anos na semana passada e aproveito para desejar muitas felicidades junto com o Renato que já está nos 86. “I bergamaschi son brai lauradur e anche muruser!!!”

 La bela dela setimana

A bela da semana é a simpática Carine Pezente Zanelatto natural de Timbé do Sul mas, constitui sua família em Nova Veneza.

Carine é descente de italianos que entraram na colônia “Nuova Venezia” que depois migraram para Timbé do Sul próximo a serra da Rocinha. Só para entender: mais de 65% da população italiana de Timbé são oriundos da Colônia de Nova Veneza. “Bela tozatona!!!”

Mariela  Manica


Mariela Manica a belaza da italianidade.
“E no acore dirghe pi gnente!!!”