Cezar Martins

Como temperar carnes

De bovinos, suínos,  aves,  peixes e frutos do mar. MEU DEUS! A carne ficou muito salgada. E agora?

Agora é tarde!

Coloque batata! Não adianta! A batata pode até absorver algum sal, mas apenas de molhos e não das carnes. Além disso, seriam necessárias muitas batatas. É um mito.

Outras “técnicas” populares/empíricas: açúcar e vinagre, pão, amido, sal na tampa (uii!) e limão também são ineficazes (“a emenda fica pior que o soneto”).

Então, o que fazer? Calma! Faça uma degustação. Você pode diagnosticar três situações (no caso de carne de panela com molho e cortada em cubos pequenos ou médios):

1 – molho muito salgado: separe-o da carne, adicione caldo de carnes caseiro (sem sal) ou água, o suficiente para atingir o sabor desejado, ferva, acerte o ponto com amido de milho e retorne com a carne;

2 – Carne muito salgada: separe-a, acrescente água FRIA apenas o suficiente para cobri-la e, em fogo baixo, deixe aquecer e vá experimentando. Aos poucos, a água ficará salgada e a carne na situação inversa. Assim você saberá o momento de parar e retorná-la ao molho;

3 – Ambos muito salgados: utilize os processos acima, em separado.

No caso de carnes sem molho, o processo nº 2 vai deixá-la sem cor. Portanto, será necessário providenciar um molho de tomate, por exemplo.

REALIDADE

No dia a dia das cozinhas, tanto profissionais quanto domésticas, nota-se a carne com pouco sal e o molho com sabor bem equilibrado ou não, dependendo da quantidade de sal que foi adicionado na carne.

O “PULO DO GATO”

Na próxima oportunidade, voltarei ao assunto com dicas infalíveis para evitar tais transtornos.

Até lá!

Instagram – chef_cezar_martins
Whatsapp – 48 – 99964-7238

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.