Como ser um tanso internacional

Tapajós é considerada fora do jogo pelos especialistas da Empresa de Pesquisas Energéticas que projeta 5 gW a menos de hidrelétricas para 2025 no plano decenal. Hidrocarbonetos e nuclear sem alteração de crescimento. Eólica com tendência de alta. É assustador ver a própria população abdicar a energia de 15 reais para pagar até 500 reais no caso de térmicas. Não consigo entender como o brasileiro pensa. Acho que o brasileiro não pensa mesmo, só vai na opinião que achou mais legal. Nem percebe que decide diminuir sua qualidade de vida para que o lago dos botos seja maior, ops, menor.

PDE 2025 corta 2 GW da expansão da geração

12/08/2016 às 08:32

Em análise no Ministério de Minas e Energia, o Plano Decenal de Energia Elétrica 2025 ajustou as previsões de expansão do setor ao momento econômico brasileiro. Com isso, a previsão de capacidade de geração instalada no país para 2025, de 210,8 GW, é menor do que a projeção do plano anterior para 2024, que era 212,5 GW.

Conforme compromissos assumidos recentemente, as principais alterações entre o plano atual, com horizonte em 2024 e a projeção para 2025 envolvem uma capacidade menor de geração à combustíveis fosseis e crescimento das fontes renováveis alternativas (veja gráficos abaixo).

Apresentado ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico no final de junho, o novo PDE – que ainda será oficialmente publicado – reduz expectativa de crescimento da oferta interna de energia de 3,3% ao ano, conforme previsto no plano anterior, para a 2,3% ao ano. O ritmo de crescimento do PIB também deve desacelerar de 3,2% ao ano, no último estudo, para 2,4% ao ano.

O plano decenal é indicativo, apontando tendências da política energética. Entre as principais mudanças do PDE 2024 para o PDE 2025, estão reduções na capacidade instalada das fontes hidrelétrica (- 5 GW) e a óleo combustível (-2,8 GW). As previsões para as fontes nuclear e carvão foram mantidas.

Os maiores crescimentos devem ser da biomassa, eólica e solar, esta última com uma previsão ambígua, podendo chegar em 2025 com capacidade de 9 GW a 11 GW, a depender da base industrial.

Fonte: Brasil Energia

Algumas considerações

Brasileiro ainda acredita que precisa plantar árvore. A abertura olímpica foi tipo o espetáculo do caseiro mostrando ao patrão como a criadagem se comporta bem. Esquecem sempre a Taiga. Como vou esquecer um mato maior que a Amazônia?

Sabe aquele plano de propaganda que o cara que estudou publicidade em Munique bolou e pediu para o colega Goebbels aplicar com o rádio? Tá em pleno vapor e nunca foi interrompido. A estratégia atual, diante da internet e da deep web, é calar os chatos. Se o STF decidir contra a liberdade de expressão, a saída é intercontinental. Assim você abandona o território explorado para usufruir das benesses do território explorador. Do ponto de vista darwiniano não há o que condenar. Talvez seja isso o que os trilionários das arábias estejam tentando fazer com aquela gente humilde do oriente.

Pelo menos, quando este chato morrer, poderão dizer que uma das coisas que mais fez na vida foi hidrelétrica no Brasil.

Eder Giovani Savio

capacidade-de-geracao-por-fonte-1211244