Como os jogos online têm lidado com hackers

É cada vez mais comum escutarmos histórias e relatos de pessoas que foram vítimas de algum golpe na internet. Atualmente, esses golpes são feitos pelo celular, redes sociais, telefone e e-mail. Com uma estratégia de persuasão, os golpistas acabam por convencer a vítima a entregar senhas, ou até a autorizar o acesso remoto de seus aparelhos.

Essa é uma onda que tem tomado proporções gigantescas, principalmente no mercado de jogos. Com a valorização de alguns itens de determinados jogos, hackers estão focados em desenvolver novos golpes para pegar jogadores de jogos online. A boa notícia é que eles podem ter chegado atrasados. O mercado de games é um dos mais seguros da internet.

Um exemplo de tecnologia de segurança online pode ser encontrado no jogo crazytime, onde o jogador pode apostar sem se preocupar em ser hackeado. Isso porque todo o processo é criptografado, do início ao fim. Quer dizer que o hacker precisará decifrar todos os códigos para conseguir acessar o jogo e roubar os dados, dinheiro e itens do jogador.

Como a segurança de jogos evoluiu

Em um primeiro momento, as empresas entenderam a importância de investir cada vez mais em segurança. Afinal de contas, os jogadores investem tempo e dinheiro em seus jogos, e perder os itens que ‘’batalharam’’ tanto para conseguir é desanimador. Por isso, as empresas criaram diversas tecnologias para a proteção de seus jogadores.

No início, a criptografia servia como uma ótima ferramenta para proteger jogadores de ataques. Sendo uma das tecnologias de proteção mais antigas da história, a criptografia ajudava a proteger o jogador de ataques externos, mas não resolvia o problema dos usuários que tinham as senhas roubadas, os computadores ‘’espelhados’’, entre outros golpes.

Autenticação multifator

Diante da popularização de golpes nos últimos anos, como phishing e malware, as desenvolvedoras de jogos online inovaram as ferramentas de proteção. Uma dessas inovações foi a autenticação multifator. Agora, o jogador que quer entrar em sua conta pode optar por selecionar um segundo dispositivo como segurança extra.

Assim, ao entrar na conta, o jogador deve compartilhar o código informado no outro aparelho. Esse caminho dificulta a vida dos golpistas, que precisariam roubar o acesso de mais de um aparelho. Isso mantém a conta do jogador protegida, garantindo que ele seja notificado em outro aparelho caso algum acesso desconhecido seja identificado pela empresa do jogo.

Proteção de dados pessoais

Aliada a essas novas formas de proteger a conta dos usuários de ataques, as empresas também entenderam o papel delas na proteção dos dados privados de cada um dos seus clientes. Ao garantir a privacidade do e-mail, ou do número de telefone do cliente, a empresa evita que o contato do jogador chegue nas mãos de pessoas mal intencionadas.

O suporte rápido também é um ponto positivo de grandes empresas de jogos online. Em caso de golpe ou fraude, é totalmente indicado entrar em contato com o suporte rapidamente, para garantir que o pior não aconteça com a conta do jogador.