Como obter a cidadania italiana?

Por Francine Ferreira

Muitas pessoas no Sul catarinense são descendentes de imigrantes, que vieram para a região décadas atrás iniciar uma nova vida. Neste cenário, é grande a quantidade de famílias com origens italianas e, por isso, muitos tem direito a solicitar uma dupla cidadania no país europeu. Para auxiliar neste processo, a Arena Cidadania é uma opção confiável, que oferece suporte em todos os trâmites legais necessários.

Mas como obter essa cidadania italiana? De acordo com o gerente comercial da Arena Cidadania no Brasil, Lucas Guidi Milioli, uma série de passos devem ser seguidos. “Primeiramente, a pessoa terá que descobrir se possui o direito à cidadania italiana, iniciando com a montagem da própria árvore genealógica. Na sequência, será preciso localizar as certidões civis para comprovar tal direito”, elenca.

Segundo Milioli, é necessário saber os tipos de processos de reconhecimento de cidadania italiana que existem, para optar pelo que for mais adequado. “Realizar várias pesquisas sobre como funciona o processo (traçar um planejamento) e principalmente sobre a empresa que irá realizar este serviço. A chegada e adaptação em um país estrangeiro requer conhecimento, domínio da língua e noções básicas do funcionamento das normas e cultural local”, completa.

Por isso, a importância de se contratar uma empresa para auxiliar no processo. “Quando se contrata uma empresa idônea e competente, esta realiza um planejamento de todo o processo, identificando qual o melhor meio de realizá-lo. As etapas do processo são acompanhadas de forma pontual, personalizada, evitando erros e atrasos. Com isso, a certeza que terá o objetivo alcançado, respeitando as leis e sem problemas futuros. Ou seja, uma boa assessoria trará ao cliente tranquilidade, agilidade e sucesso”, acrescenta o gerente comercial.

Agilidade nas buscas

Ainda segundo Milioli, para obter a cidadania italiana, é importante ter a agilidade na busca de certidões necessárias para o processo, uma vez que, durante o processo de reconhecimento da cidadania, é obrigatório apresentar os documentos que comprovam a origem italiana do requerente, em conformidade com a legislação do país, sendo elas: as certidões de nascimento, casamento e óbitos de todos os ascendentes até o antepassado italiano são, entre outros, os documentos exigidos.

“Ao contratar uma assessoria para obter a cidadania italiana você garantirá um processo mais rápido e assertivo. Por conta da experiência com processos de cidadania italiana, a empresa de assessoria consegue planejar exatamente o que será necessário no processo e cumprir todas as exigências relacionadas às certidões e demais documentações”, destaca.

Ficar em território italiano

A pessoa também pode optar por reconhecer a sua dupla cidadania diretamente em território italiano, em via administrativa. “Nesse ponto, é importante lembrar que existem muitas formalidades legais a serem respeitadas. Você, inicialmente, entrará na Europa como estrangeiro e deverá observar as determinações legislativas pertinentes. Os requerentes deverão prestar total atenção não apenas às disposições normativas em âmbito de reconhecimento de cidadania italiana, mas deverão cumprir com as formalidades impostas pelo código de imigração, legislação em âmbito imobiliário (aluguel, cessão de imóvel etc.), obrigações fiscais, entre outros”, afirma o gerente comercial.

Nesse quesito, a experiência e o conhecimento técnico da empresa de assessoria são imprescindíveis para um correto e ágil desenvolvimento do processo. “E por falar em italiano, esta é outra grande vantagem de contratar uma empresa de assessoria para obter a cidadania italiana, o “idioma”. O conhecimento na língua italiana faz com que o processo se torne muito mais assertivo na hora de protocolar o pedido de cidadania em solo italiano. Imagine você solicitando a documentação do seu antepassado, ou até alugando o seu imóvel na Itália sozinho falando apenas o básico. Complicado não é mesmo? Com a empresa de assessoria você evitará possíveis erros durante o processo e saberá tudo o que acontece, sem precisar se preocupar com o idioma”, ressalta.

“Durante o reconhecimento da sua cidadania italiana, sempre terá alguém para esclarecer suas dúvidas em relação ao processo ou lhe atualizar quanto à situação e tempo de conclusão. Assim, você poderá focar em outras prioridades e não precisará perder tempo correndo atrás de documentos e demais informações. Como você pôde perceber, contratar uma empresa de assessoria oferece muitos benefícios para o seu processo”, diz.