Tecnologia

Como as novas tecnologias estão perturbando as indústrias existentes

blank

Atualmente se vive uma revolução digital no mercado. O modelo de consumo é digital, as indústrias incorporam essa cultura digital e muitas novas tecnologias têm surgido para ajudar a melhorar a performance de todos os setores.

A digitalização e os novos padrões do mercado podem ser um desafio para as indústrias existentes, perturbando o modo como elas sempre operaram e exigindo rápida atualização nessas operações. Com isso, esse desafio é aparente em muitas questões dentro de uma indústria e nós te contamos um pouco mais sobre eles logo abaixo.

O novo já se tornou básico

A digitalização das empresas é o processo de utilização dessas novas tecnologias nas operações, gestão, atendimento e processos internos. Essas tecnologias visam melhorar o funcionamento de um negócio, trazendo mais produtividade, efetividade e consequentemente melhores resultados.

Essa digitalização, embora pareça algo revolucionário, tem acessibilidade suficiente para que as empresas menores comecem a adotar novas tecnologias em seus projetos. Isso faz com que essa “novidade” se torne algo mais essencial do que inovador.

Com isso, a adoção dessas tecnologias se torna fundamental para as indústrias que desejam continuar fazendo a diferença no mercado. Acha que contratar um host e criar um site é inovação? Os seus concorrentes já estão fazendo verdadeiras plataformas interativas para atender melhor seus clientes.

Portanto, tudo isso acontece porque existem certas ferramentas tecnológicas que possuem ampla acessibilidade e geram um valor absurdo para a indústria, permitindo que as pequenas empresas consigam incomodar ao se apresentarem no mercado.

Aumento da concorrência 

Com a democratização do acesso a novas tecnologias, a concorrência aumenta consideravelmente. Isso acontece tanto pela quantidade de novos negócios produzindo o mesmo produto, quanto pela efetividade desses negócios.

A indústria que não se preocupa com a utilização dessas novas tecnologias produz muito menos e pode entregar um trabalho com um nível abaixo do esperado pelo mercado. Com isso, a sua marca ficará cada vez mais enfraquecida pela quantidade de concorrentes fazendo mais e melhor.

Vai chegar um momento em que essa concorrência vai ser muito alta, visto que uma empresa que possui amparo das novas tecnologias pode produzir mais e ter um custo muito menor na sua operação. 

Cada detalhe conta quando se trabalha com produção em escala e essa diferença de valores pode mexer com a saúde financeira de uma indústria.

Outro fator importante a se analisar é como a indústria lida com a incorporação de novas tecnologias a favor do meio ambiente. Cada vez mais se necessita de empresas sustentáveis e essas novas soluções podem ajudar a reduzir o impacto ambiental. 

No final, tudo vai contar como pontos na corrida da concorrência, ainda mais em um cenário de mercado em que cada vez mais a parte ecológica e social passa a ter importância na apresentação da marca.

blank

Necessidade de capacitação de colaboradores 

Certamente, as novas tecnologias vão provocar mudanças no quadro de colaboradores de uma indústria. Cada vez mais é preciso se investir em capacitação para que colaboradores consigam se relacionar bem com as máquinas.

Essa capacitação pode ter um custo financeiro, de tempo e esforço. Todo esse investimento é necessário, mas nenhuma empresa gosta muito dessa fase de transição. Algumas até mesmo podem preferir a contratação de colaboradores prontos, mas de qualquer forma, a capacitação de colaboradores pode ser uma “perturbação” gerada pelas novas tecnologias.

Por fim, deve-se lembrar que capacitação e mudança no quadro de colaboradores vão além do ensinamento prático. Com a incorporação de novas tecnologias, alguns cargos se tornarão obsoletos e cada vez mais será exigido que o colaborador se desenvolva na parte de soft skills, já que o resto a máquina poderá substituir.

Os benefícios inserção dessas tecnologias na indústria

Sem dúvida alguma, o período de transição para incorporação das novas tecnologias em uma indústria pode ser desafiador. Ainda assim, essas soluções podem ser muito benéficas no curto, médio e longo prazo. Alguns dos benefícios da inserção dessas tecnologias na indústria são:

  • Possibilidade de competição na concorrência 
  • Redução de custos operacionais
  • Redução de custos na folha de pagamento
  • Maior sustentabilidade
  • Redução de impacto ambiental
  • Produtividade na operação
  • Melhores resultados
  • Aumento da qualidade do produto 
  • Diminuição geral do custo do produto 
  • Melhora da qualidade de vida no trabalho 

Com todos esses benefícios, dá para perceber como o uso de novas tecnologias pode ser importante para simplificar uma operação, tornando mais fácil até mesmo fazer uma gestão mais eficaz dentro de uma indústria. 

blank

Os desafios da incorporação de novas tecnologias

Existem, no entanto, alguns desafios no caminho dessa incorporação. Toda transição necessita de um esforço extra e no caso da utilização de novas tecnologias, principalmente em um ambiente que se trabalha com escala, pode trazer até mesmo um prejuízo temporário, que pode ser compensado pela efetividade no curto ou médio prazo.

Com isso, os principais desafios dessa incorporação de novas tecnologias são:

  • Custo financeiro de transição
  • Perda temporária da produção em escala
  • Adaptação do novo modelo
  • Capacitação efetiva dos funcionários 
  • Investimento de tempo para adaptação 
  • Possíveis perdas na qualidade (devido a adaptação)
  • Reformulação do modelo operacional 

Certamente, essa transição pode ser um pouco arrastada e por isso a produção em escala pode ter menores resultados nos primeiros meses. Ainda assim, quando passa o período de transição, é possível provar dos benefícios da utilização dessas novas tecnologias.

Como incorporar as novas tecnologias nessas indústrias 

A incorporação de novas tecnologias pode começar de forma simples, para que assim o impacto da transição seja um pouco menor. Com uma simples contratação de um serviço de web host, por exemplo, pode ser criada uma plataforma online que auxilia tanto no marketing quanto em processos internos.

Os serviços de web host oferecem opções de nuvem para facilitar a dinâmica da operação, criando um ambiente que pode ser acessado pelo colaborador e pelas máquinas inteligentes, organizando os dados, criando relatórios e fornecendo informações relevantes para melhorar o desempenho da produção.

Eventualmente pode ser necessário despender um esforço maior para incorporar tecnologias de maior relevância. Ainda assim, começar pequeno pode ser a saída para ter menos prejuízo no período de transição da incorporação de novas ferramentas tecnológicas.

Faça benchmarking

O benchmarking é a estratégia de conhecer as boas práticas do mercado no segmento para incorporar em uma empresa. Uma indústria deve sempre estar atenta às inovações utilizadas por seus concorrentes para analisar quais boas práticas podem ser utilizadas em suas operações.

Frequentemente surgem novas tecnologias, modelos de operação e de modelos de gestão que podem revolucionar a forma como a indústria opera. Por isso, é importante sempre estar atualizado de tudo que o mercado pode oferecer para melhorar a produção em escala de uma indústria.

Conclusão

As novas tecnologias estão perturbando as indústrias existentes principalmente na exigência de atualização. Essa atualização é fundamental para que mais empresas produzam com efetividade e responsabilidade ecológica, trazendo também melhor resultado financeiro para a empresa.

O mercado e a concorrência exigem que cada indústria esteja preparada para a competição, adotando boas práticas que podem refletir em bons resultados no futuro.

Quais os desafios você acha que a indústria mais enfrenta ultimamente? Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe este post com mais pessoas em suas redes sociais.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.