Como anda o seu guarda-roupa?

Em uma época em que muito se fala sobre consumo consciente, um novo conceito vem mudando a forma como as pessoas lidam com suas compras, sobretudo de moda: é o guarda-roupa inteligente.  O desejo de comprar de forma assertiva virou o objetivo de pessoas que estão conectadas com o tal “menos é mais”. Seguindo os passos da grande estilista Viviene Westwood que defende a máxima do “compre menos, escolha bem, faça durar ”, a ideia é que tenhamos um guarda-roupa eficiente, inteligente, e claro, sem exageros.

E engana-se quem ainda acredita que para vestir-se bem é necessário um armário abarrotado de peças. Na verdade, ter roupas demais muitas vezes é garantia de looks equivocados. Como isso é possível? Quando precisamos fazer escolhas em meio a um mundo de informações, as chances de fazê-las de forma equivocada são muito maiores. Quando limitamos as peças em nosso armário, otimizamos as que temos.

Mas afinal, o que é um guarda-roupa inteligente? Simples, é aquele em que as peças combinam entre si, revelam o seu estilo, e ao invés de atrapalhar, ajudam na hora de escolher o que vestir. Difícil? Não se você conseguir praticar a lei do desapego. Então, vamos às dicas?

Dica 1 – Analise o seu guarda-roupa. Quantas peças estão ali e você não as usou no último ano? Se não as usou durante esse período, dificilmente usará novamente. E quantas estão ali, organizadamente penduradas, mas que nunca foram usadas? Retire-as, doe, enfim, desapegue de tudo aquilo que está sem uso. Analise agora mais profundamente. Separe aquelas peças que você até gosta, mas que de alguma forma não combinam mais com você. Isso é muito comum pois com o passar do tempo mudamos o nosso estilo. Se aquele jeans ou blusa ali pendurados não tem nada a dizer a seu respeito, tire, passe a diante, deixe que tenham uma nova história para contar no corpo de alguém.

Dica 2 – Tenha mais peças de cima que partes de baixo. Isso mesmo, a proporção ideal é 5 partes de cima para cada parte de baixo. Para ter realmente um guarda-roupa inteligente é preciso que cada peça possibilite a criação de 3 a 5 looks. Essa multiplicação fará com que você aproveite mais tudo o que tem.  Bacana não?

Dica 3 – Ao adquirir uma nova peça de roupa, reflita se ela coordena com o que você já tem em casa, e mais, veja quantas possibilidades de looks a nova peça irá proporcionar a você.

Dica 4 – Tenha peças que possibilite a sobreposição. Essa é uma forma de ganhar mais looks sem ter que comprar mais roupas. Em dias de clima ameno, um blazer, uma jaqueta ou cardigã ajudam a mudar a cara da roupa. A terceira peça, como chamamos, é essencial para um guarda-roupa inteligente.

Dica 5 – Tenha peças de qualidade. Ao invés de comprar várias peças que acabam se tornando descartáveis, opte por poucas e boas. Peças de qualidade durarão por muito mais tempo e ainda causarão uma boa impressão.

Dica 6 – Invista em neutros poderosos. Cores como cinza, marinho, preto, caqui e off white são grandes aliados. Eles caem bem com tudo e podem ser usados em várias ocasiões, e o melhor, inúmeras vezes. Cores vibrantes são marcantes, e por isso não conseguimos usar com certa frequência. Mas se você ama roupas coloridas e consegue montar vários looks com elas, isso certamente não será um problema. Escolha dois tons que mais se identifica e divirta-se!

Dicas 7 – Seja qual for o seu estilo, tenha em seu guarda-roupa peças que são verdadeiros clássicos, como camisa branca e camisa jeans, calça preta de alfaiataria, um jeans azul, uma saia que valorize sua silhueta, um vestido básico preto, um trench coat caqui ou camel, um blazer preto, camisetinhas de algodão de várias tonalidades. E não esqueça dos calçados. Invista em cores como preto e nude e adapte o modelo a sua rotina. Mas de qualquer forma, uma sandália preta de salto e um scarpin nude são essenciais.

Dica 8 – E por fim, invista em acessórios, eles multiplicam as possibilidades de looks. Pode ser colares, cintos, echarpes e lenços.  Acessórios trazem uma cara nova para aquela produção que você já usou várias vezes.

Com essas dicas certamente você passará a olhar de forma diferente para o seu guarda-roupa e para as suas compras. Lembrando que as dicas valem tanto para as mulheres como para os homens, nesse caso, adaptando alguns itens. E então, como anda o seu guarda-roupa?

Andreia Bortolin