Alinhar uma alimentação saudável, rica em nutrientes e que não prejudique o meio ambiente tem sido o sonho de diversas pessoas ao redor do mundo. Prova disso é o aumento da comercialização de produtos veganos e orgânicos nas prateleiras dos supermercados. Os alimentos que seguem essa linha mais saudável trazem benefícios para quem os consome e para o solo em que são cultivados. Sabe por quê?
Após cinco anos de estudo e análise, uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford no fim do ano passado, comprovou que comidas de origem animal impactam de forma negativa no planeta. É que durante o processo de fabricação, uma quantidade significativa de água é desperdiçada e há aumento considerável na emissão de gases que agravam o efeito estufa.
Cuidado com a natureza
Em contrapartida, alimentos veganos e orgânicos não poluem os solos, uma vez que não utilizam nenhum tipo de produto químico durante o cultivo. Em alguns casos, também acontece a rotação de culturas, fator que intensifica a presença de nutrientes na terra. Dessa maneira, conservam a fertilidade da superfície e não interferem no ecossistema.
Além disso, sem o emprego de qualquer tipo de agrotóxico, acontece a redução da poluição, bem como a preservação da qualidade da água utilizada durante os processos de cultivo, uma vez que o líquido não entrará em contato com os agentes químicos.
Produtos veganos e orgânicos
Desde seu lançamento, em 2014, os alimentos RisoVita sempre foram veganos e hipoalergênicos. Agora, seguindo as fortes tendências do mercado de naturais, a marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos também lançou opções orgânicas de seus produtos. Com isso, os consumidores têm a opção de escolher as bebidas vegetais nos sabores original e coco e a farinha de arroz, sem nenhum aditivo químico artificial.
“Assim, conseguimos dar mais uma alternativa para os nossos clientes dentro dessa categoria, que acreditamos ser o futuro da alimentação. Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar cada vez mais preocupadas com o que estão ingerindo e, consequentemente, com os alimentos que colocam em seus carrinhos no supermercado”, evidencia o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Marcos Paulo Zavaneli.
Sobre a RisoVita
Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.
Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido a crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.
Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.
Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.
Texto e fotos: Catarina Bortolotto