Turismo

Comitiva de Nova Veneza viaja à Nova Venécia (ES) para oficializar acordo de irmanação entre os municípios

Por Cris Freitas

O prefeito de Nova Veneza Rogério José Frigo, a primeira-dama, Sidnei Vitória Ghellere Frigo, o presidente da Câmara de Vereadores, César Augusto Pasetto e o vereador Aroldo Frigo Júnior, além dos secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni e de Administração, Osnir Ghellere, viajaram nesta sexta-feira, 23, para Nova Venécia (ES).

A comitiva participa da 3ª Cappitella – Festa do Capelletti e da Tagliatella, que acontece até domingo, 25. Além de participarem do evento comemorativo aos 131 Anos de Colonização Italiana do município, os integrantes do poder público de Santa Catarina participarão da solenidade de promulgação da lei nº 3.524 de 18/07/2019, que dispõe sobre a irmanação de acordo de cooperação entre os municípios de Nova Venécia (ES) e Nova Veneza (SC), nesta sexta-feira, 23, às 21h30min.

A proposta é que os municípios, que têm em comum a origem com a colonização italiana, possam se unir e firmar parcerias para o desenvolvimento de atividades voltadas para alavancar a cultura e o turismo.

“Nova Veneza é forte culturalmente, assim como Nova Venécia, do Espírito Santo e esse intercâmbio é importante para difundirmos a nossa tradição, a cultura e todas as potencialidades de nossa cidade. Como cidades irmãs, vamos proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos sociais e culturais. E a cidade que iremos conhecer tem algumas peculiaridades com a nossa Nova Veneza, como o Leão de São Marcos, o primeiro foi enviado da Itália para Nova Veneza acabou indo parar no Porto de Vitória e de lá veio para Nova Venécia, onde se encontra até hoje. E os dois leões estão nos portais das igrejas”, comentou.

Em junho, a cidade catarinense recebeu a comitiva do prefeito de Nova Venécia no Espirito Santo, Mario Sergio Lubiana, o secretário de Cultura e Turismo, Anderson Sabino, o chefe de gabinete, Celso Calvi e o diretor do Departamento de Cultura, Otamir Carloni durante a 15ª Festa da Gastronomia Típica Italiana.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.