Desde o dia 17 de novembro, a comitiva italiana, composta pela prefeita de Malo, Paola Lain, o assessor do município de Malo e conselheiro da Província de Vicenza, Roberto Sette, e o vereador de Malo Mauzirio Cogo, está em terras brasileiras, mais precisamente em Santa Catarina.

A vinda dos italianos para o Estado, é pelo Pacto de Irmandade entre Nova Veneza e Malo, conhecido como Gemellaggio, firmado em 2016 na Casa Legislativa neoveneziana, por autoria do vereador Aroldo Frigo Junior. Na cidade italiana, o Pacto foi oficializado em 2017.

Desde que chegou, a comitiva está hospedada em Nova Veneza e realizando visitas em diversas cidades da região, como no Planalto Serrano em Bom Jardim da Serra e São Joaquim, na última sexta-feira, dia 17, e também na Capital, Florianópolis, nesta terça-feira, dia 20.

Conforme o vereador Aroldo Frigo Junior que acompanhou a comitiva e o prefeito municipal Rogério Frigo, à Florianópolis, o dia foi muito produtivo. “Na Assembleia Legislativa fomos recebidos pelo próprio presidente, o deputado estadual, Silvio Dreveck. Também vistamos os gabinetes dos deputados estaduais Marcos Vieira e Rodrigo Minotto. Em seguida fomos ao Tribunal de Contas de Santa Catarina e fomos recepcionados pelo conselheiro, José Nei Alberon Ascari e tivemos o primeiro contato entre o Estado de Santa Catarina referente ao Gemelaggio de Malo e Nova Veneza”, resumiu o vereador.

Na oportunidade o deputado da Província de Vicenza, Roberto Sette, externou a vontade de contato relação bilateral entre a região do Vêneto, através da Província de Vicenza, com o Estado de Santa Catarina através da Assembleia Legislativa e que iniciará a partir de janeiro uma tratativa de encontros entre a Província de Vicenza e também intermediando com a região do Vêneto. “A relação e a tratativa será feita através da Assembleia Legislativa em especial pelo deputado estadual, Rodrigo Minotto que preside a comissão de relações internacionais e o deputado da Província de Vicenza, Roberto Sette”, explicou Frigo Junior.

Nesta quarta-feira, dia 21, a comitiva visita o litoral catarinense. Serão recebidos em Laguna oficialmente para conhecer a história e a cultura de Anita Garibaldi.

O retorno da comitiva para a Itália está previsto para esta quinta-feira, dia 22.

Rafaela Trombin Maciel