Comitiva italiana segue com agenda de visitas nas cidades catarinenses

Desde o dia 17 de novembro, a comitiva italiana, composta pela prefeita de Malo, Paola Lain, o assessor do município de Malo e conselheiro da Província de Vicenza, Roberto Sette, e o vereador de Malo Mauzirio Cogo, está em terras brasileiras, mais precisamente em Santa Catarina.

A vinda dos italianos para o Estado, é pelo Pacto de Irmandade entre Nova Veneza e Malo, conhecido como Gemellaggio, firmado em 2016 na Casa Legislativa neoveneziana, por autoria do vereador Aroldo Frigo Junior. Na cidade italiana, o Pacto foi oficializado em 2017.

Desde que chegou, a comitiva está hospedada em Nova Veneza e realizando visitas em diversas cidades da região, como no Planalto Serrano em Bom Jardim da Serra e São Joaquim, na última sexta-feira, dia 17, e também na Capital, Florianópolis, nesta terça-feira, dia 20.

Conforme o vereador Aroldo Frigo Junior que acompanhou a comitiva e o prefeito municipal Rogério Frigo, à Florianópolis, o dia foi muito produtivo. “Na Assembleia Legislativa fomos recebidos pelo próprio presidente, o deputado estadual, Silvio Dreveck. Também vistamos os gabinetes dos deputados estaduais Marcos Vieira e Rodrigo Minotto. Em seguida fomos ao Tribunal de Contas de Santa Catarina e fomos recepcionados pelo conselheiro, José Nei Alberon Ascari e tivemos o primeiro contato entre o Estado de Santa Catarina referente ao Gemelaggio de Malo e Nova Veneza”, resumiu o vereador.

Na oportunidade o deputado da Província de Vicenza, Roberto Sette, externou a vontade de contato relação bilateral entre a região do Vêneto, através da Província de Vicenza, com o Estado de Santa Catarina através da Assembleia Legislativa e que iniciará a partir de janeiro uma tratativa de encontros entre a Província de Vicenza e também intermediando com a região do Vêneto. “A relação e a tratativa será feita através da Assembleia Legislativa em especial pelo deputado estadual, Rodrigo Minotto que preside a comissão de relações internacionais e o deputado da Província de Vicenza, Roberto Sette”, explicou Frigo Junior.

Nesta quarta-feira, dia 21, a comitiva visita o litoral catarinense. Serão recebidos em Laguna oficialmente para conhecer a história e a cultura de Anita Garibaldi.

O retorno da comitiva para a Itália está previsto para esta quinta-feira, dia 22.

Rafaela Trombin Maciel

Comitiva italiana segue com agenda de visitas nas cidades catarinenses

Comitiva italiana segue com agenda de visitas nas cidades catarinenses

Comitiva italiana segue com agenda de visitas nas cidades catarinenses