Comin propõe o dia estadual de Nossa Senhora de Caravaggio

O líder do PP, deputado Valmir Comin, encaminhou projeto de lei que institui o Dia Estadual de Nossa Senhora do Caravaggio, no município de Nova Veneza, no Sul do estado, como ponto turístico religioso. De acordo com o projeto, a data seria comemorada em 26 de maio. Na justificativa do projeto, Comin lembra que a devoção à Nossa Senhora do Caravaggio veio junto com os colonos italianos que chegaram a Nova Veneza em 1891. No início, a devoção dos fiéis era junto a uma estampa da santa trazida da Itália; depois, veio a construção de um oratório e posteriormente, em 1896, de uma modesta capela de madeira.

Em 1954, com a criação da diocese de Tubarão, surgiu a iniciativa da construção de um santuário, em 1963 foi lançada a pedra fundamental para a construção do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, finalmente inaugurado em 1º de outubro de 1967. Ali, no dia 26 de cada mês, é celebrada a Missa da Promessa, na intenção de todos os devotos e benfeitores. Já no último domingo de maio, todos os anos, são realizadas romarias e a Festa da padroeira, antecedidas por novenas com a participação de devotos da toda a Região.

Comin observa que a devoção à Santa, originalmente restrita a um grupo de imigrantes italianos, transformou-se em um evento religioso de grandes proporções, reunindo fiéis não apenas de Santa Catarina, mas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e até do exterior. O projeto, por sua vez, foi sugerido pelos Parlamentares Jovens da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, do município de Nova Veneza.

João Manoel Neto / Colaboração: Jandyr Côrte Real