Por Cris Freitas

O Conselho do Meio Ambiente de Nova Veneza (Comdema) esteve reunido e aprovou a proposta de criação do primeiro Parque Natural Municipal em Nova Veneza. Os parques naturais são áreas destinadas à preservação ambiental e à prática de atividades de educação ambiental, ecoturismo e pesquisa científica.

A proposta foi apresentada ao Conselho pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundave) e visa a criação da unidade de conservação municipal, localizada nas proximidades da Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Ao todo são 33.475 m² de área com floresta nativa, possuindo uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora.

“A proposta é a primeira a ser apresentada e se for aprovada será o primeiro parque municipal natural com o objetivo de preservar a natureza, a fauna e flora e trabalhar a educação ambiental, ecoturismo e turismo ecológico”, revelou o presidente da Fundave, Juliano Mondardo Dal Molin.

Os próximos passos para a criação do parque serão realizados em conjunto com o poder executivo, com a aprovação da proposta definitiva, audiência pública e posteriormente a aprovação do Legislativo.