Com novos investimentos, Fumacense Alimentos amplia capacidade de produção
Economia

Com novos investimentos, Fumacense Alimentos amplia capacidade de produção

Melhorias estão sendo realizadas nas plantas de arroz parboilizado e farinhas à base de arroz, localizadas na unidade matriz

Visando aumentar ainda mais sua capacidade de produção, otimizando processos, a Fumacense Alimentos tem investido na melhoria da infraestrutura de duas de suas plantas produtivas: a de arroz parboilizado e a de farinhas, ambas localizadas na unidade matriz da empresa, no município de Morro da Fumaça (SC). Em termos de produção, tais investimentos proporcionam ganhos na ordem de 30% para a primeira e 67% na segunda.

Essas melhorias estão sendo realizadas com os objetivos de garantir e aprimorar cada vez mais a qualidade dos produtos produzidos; de reduzir desperdícios, o que se torna positivo, também, para a natureza; e, por fim, de aumentar a capacidade instalada.

Conforme o gerente industrial da Fumacense Alimentos, Ewerson Santos Ribeiro, na planta do arroz parboilizado foi realizada a substituição da autoclave, leito fluidizado e pré-secadores de uma das duas linhas de produção; além da reestruturação e automação da linha de vapor. “Tudo isso para garantir uma melhor eficiência na parboilização do grão de arroz, reduzir desperdícios de energia na linha de vapor e aumentar a capacidade instalada. Com isso, em termos de produção, o ganho foi de 30%”, completa.  

Já na planta das farinhas, um novo moinho foi adquirido e toda a linha de pré-limpeza está sendo reestruturada. “Neste caso, queremos garantir uma melhor eficiência no processo de pré-limpeza da matéria-prima para produção da farinha, o que, por consequência, garante uma melhor qualidade. Além disso, o aumento da produção será de 67%”, acrescenta Ribeiro.

Movimentos estratégicos

Os investimentos para aumento da capacidade de produção estão diretamente relacionados à missão da empresa, às diretrizes dos sócios e às aspirações elencadas no 1º Planejamento Estratégico Corporativo do Grupo EZOS – do qual a Fumacense Alimentos faz parte –, realizado em outubro de 2020.

“A nossa missão é conquistar e satisfazer as pessoas, inovando e oferecendo alimentos com qualidade. Nesse sentido, não podemos parar de investir e buscar meios de garantir essa qualidade. Com relação às diretrizes dos sócios, a indicação é de crescimento e, para isso, é necessário aumentar a capacidade produtiva. Por fim, com base em alguns dos desdobramentos do Planejamento Estratégico Corporativo, temos como meta reduzir o desperdício. Por isso, os investimentos estão diretamente alinhados com ganho de qualidade, aumento de capacidade produtiva e redução de desperdícios”, explica o gerente industrial.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos faz parte do grupo econômico EZOS, lançado em outubro de 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Por Francine Ferreira

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.