Com mobilização, trabalhadores da JBS preparam paralisação

Trabalhadores dos frigoríficos da JBS de Forquilhinha, Nova Veneza e Morro Grande fizeram mobilização nas empresas hoje motivando a categoria para votar pela greve nas Assembleias que acontecem na segunda-feira, 11 e terça-feira 12 na troca de turnos. O ato contou com o apoio dos avicultores da região. Eles fizeram panfletagem divulgando a rejeição da proposta da empresa pela maioria expressiva dos trabalhadores na última terça-feira (5) de 1,81% de aumento real num total de 7.50% com a inflação do período.

“Os representantes da JBS foram comunicados da negativa dos trabalhadores e nos colocamos a disposição para continuarmos as negociações. Porém, eles não deram retorno e, desta forma continuarmos nossas mobilizações, em busca da melhoria nos salários e das condições de trabalho. Se necessário com o nosso mais forte instrumento de luta, a greve geral”, explica Célio Elias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr).

Segundo Célio, se a paralisação for aprovada ela será deflagrada a partir de 18 de novembro. As principais reivindicações da categoria na Campanha Salarial Unificada, data-base em 1º de outubro, com Sidrolândia (MS) e Carambeí (PR) são: 5,69% INPC (inflação), 6% ganho real no salário, cesta básica de R$ 200,00, participação no lucro de R$ 1 mil, 40 horas, levar filho ao médico, plano de Saúde (Morro Grande), redução vale transporte para 1%, entre outras.

Maristela Benedet