Por Antonio Rozeng
O Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) lançou nessa segunda-feira, 4, o projeto Quatro Estações – Turismo o ano todo. O objetivo é integrar e regionalizar o turismo na região dos 12 municípios da Amrec. O evento aconteceu no Museu ao Ar Livre em Orleans.
Durante o evento foi lançado um documentário que apresentou as belezas naturais, culturais e atrativos gastronômicos e arquitetônicos da região. “O Colegiado sentiu a necessidade de ter um material à altura da nossa região, para divulgar a cultura dos nossos 12 municípios. Então a gente foi em busca de uma parceria com a Assembleia Legislativa, onde conseguimos que a TV AL, produzisse esse material contemplando as potencialidades turísticas e culturais”, conta a presidente do Colegiado, Annye Bagio.
Além do documentário será feito um vídeo institucional para região da Amrec, ou também conhecida como a região de Criciúma, de aproximadamente 2min30, que servirá para ‘vender’ a região, nas feiras de turismo e eventos que possam trazer visitantes, além de ser exibido nos intervalos da TVAL. “Não tínhamos nada em nível de Amrec para vender os atrativos dos municípios. A ideia é descentralizar e integrar os municípios. Se vendê-los de forma isolada, empobrece muito o potencial da região. Temos uma diversidade gigantesca de cultura, várias colonizações e várias vertentes de turismo”, afirma o vice-presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec, Geovane Westrup.
Para o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma e membro do colegiado, Ismail Ahmad Ismail, a ideia é regionalizar o turismo e tornar os atrativos mais conhecidos. “Queremos que os municípios se unam para que o turista possa ficar mais tempo na cidade e região, e que tenha outras opções de lazer”, conta. “Além disso, como o nome sugere ‘Quatro estações, turismo o ano inteiro’, sugere 12 meses de visitação. Realmente existe uma variedade de atrativos para as quatro estações do ano”, declara.
Durante o evento cada cidade teve seu estande para divulgar os pontos turísticos. Ismail ainda destaca que o projeto pode proporcionar um ganho comercial e de investimento nos municípios. “A intenção é incentivar o setor comercial, esse é o nosso novo desafio”. O evento foi aberto a todo o público interessado no setor turístico. A intenção no futuro é fazer novos eventos de organização e incentivo com empresários do setor de cada município, onde será apresentado o vídeo institucional.