Por Antonio Rozeng

Os membros do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec estiveram na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis, pedindo apoio para a realização do evento “Cenários & Encantos”.   

O evento seria uma forma de atrair o olhar de produtores e empresas que trabalhem com produção audiovisual, tais como propaganda, cinema e novelas, para a região sul de Santa Catarina.

O intuito, segundo o diretor de turismo de Forquilhinha, Geovane Westrup, é articular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do mercado áudio visual, por meio da Film Commission para a região turística da Encantos do Sul. “A Film Commission vem como agente facilitador para promover os destinos da região turística Encantos do Sul para as locações da indústria de produção cinematográfica e audiovisual, nacionais ou internacional. Divulgando suas potencialidades e atrativos, incentivando e apoiando nas produções que aqui vierem a ser realizadas”.

Estiveram na reunião, além do diretor de turismo de Forquilhinha, a presidente do colegiado de Cultura e Turismo da AMREC e Diretora de Cultura de Orleans, Annye Bagio; os representantes da Encantos do Sul, Marta Fogaça e Fernando Carvalho; e a presidente FCC, Ana Lúcia Coutinho.

Na SDS

Eles ainda visitaram a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), e apresentaram o evento ao assessor do Secretário Lucas Esmeraldino, Willian Máximo. Foram compartilhadas as atuais demandas necessárias do Colegiado da Amrec e da Instância de Governança para a maior articulação com o atual sistema estadual e fortalecimento dos setores culturais e turísticos da Região Sul de Santa Catarina.

O que é a Film Commission?

Film Commission ou Comissão fílmica, é uma organização, normalmente estatal ou paraestatal, que se dedica a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais no seu local de atuação. Para isso, é necessário a adequação a lei municipal criando a comissão.

Encantos do Sul

É uma Instância de Governança, que agrega governos municipais, instituições de ensino, ONGs, profissionais liberais, meios de hospedagem, restaurantes e toda a cadeia produtiva do turismo, de 32 municípios da região sul do Estado de Santa Catarina.

Fazem parte da Encantos do Sul os municípios de Armazém, Braço Norte, Balneário Rincão, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Garopaba, Grão Pará, Gravatal, Içara, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Lauro Muller, Laguna, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Paulo Lopes, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Siderópolis, Sangão, Treze de Maio, Treviso, Tubarão e Urussanga.