Nas décadas de 50 e 60 muitos neovenezianos migraram para o sudoeste do Paraná, quase na totalidade essas famílias se radicalizaram por lá. Em 1968 o saudoso Cônego Amilcar Gabriel pároco de Nova Veneza fez uma visita nas famílias neovenezianas que foram em busca de uma vida melhor naquela região.
O Padre teve dois acompanhantes na viagem que durou entorno de trintas dias, foram eles: os jovens Valdir Rampinelli e Arcângelo Marangoni. Segundo Rampinelli a viagem foi com Jeep da paróquia São Marcos de Nova Veneza pela serra do Rio do Rastro com retorno por Curitiba. A visita foi de fundamental importância para os nossos conterrâneos que migraram para o Paraná, pois a figura do padre levava conforto a estes desbravadores.
Rampinelli testemunho participativo da missão, disse que todos queriam hospeda-los, e a cada comunidade que eles passavam era celebrada uma santa missa e emocionava a todos e depois era comemorado sempre com almoço ou jantar com muita conversa e eles queriam saber notícias das famílias que aqui ficaram.
Sobre famoso Jeep do Padre Amilcar que percorreu quase três mil quilômetros, foi rifado no mês de abril 1974 durante a festa de São Marcos. O ganhador foi o saudoso Joaquim Goulart que vendeu o Jeep para o vivente Bruno “Bruneto” Zanelato.
Ano seguinte o senhor Bruno Zanelatto acompanhado do seu cunhado, Wilson “côco” Ghislandi e o senhor Adelino Manenti ambos acompanhantes já falecidos capotaram o Jeep no passe do Rio Tumulin que fica na comunidade de Cristo entre Nova Veneza e Siderópolis. O registro fotográfico e Valdir Rampinelli. “Bel viajo, bela storia!!!”
Oselino Canta
O cirurgião dentista Marcos Gomes e sua bela esposa, a renomada fotógrafa ambientalista Isabel Coradi durante o carnaval trocou o ritmo de samba pela sinfonia dos pássaros da nossa avifauna. Eles são voluntários colaboradores do projeto “Oselino Canta – registro e a preservação da avifauna neoveneziana” que está sendo toda catalogada. “Bei morozi maridate!!!”
Monolito de sasi ntel memorial
Está em execução o memorial do Natale Coral na praça que leva o seu nome no Bairro Elisa em Nova Veneza. O corpo básico do pedestal que está posicionado na diagonal do sol nascente é um trabalho artesanal em pedra ferro (basalto) com técnica antiga.
O memorial vai abrigar seis placas: nome da praça, histórico do homenageado, rosas dos ventos, técnicas utilizadas para as medicações da “Colonia Nuova Venezia”, latitude, longitude e uma síntese histórica dos nativos (bugres) que habitavam nesta região. Inauguração da Praça Natale Coral será sexta feira dia 17 de Abril 2020 às 20 horas. “Bela piasa e justo omàjo!!!”
Fradei Damiani col vice-presidente Mourão
No registro os irmãos empresários neovenezianos Cide e Noio Damiani com o vice-presidente do Brasil, o general de exército da reserva Hamilton Mourão, a vice-governadora de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr e o deputado federal Daniel Freitas na última sexta feira durante a reunião da Fiesc em Florianópolis. “Bravi!!!”
Dela capital par Nova Venèsia
Da capital catarinense é a bela e simpaticíssima doutora Julia Michels esposa do meu querido amigo, o advogado Luiz Augusto Cavaller Da Silva que è descendentes de neovenezianos da família Cavaller. O casal sempre que pode vem para a capital mondial da Polenta exclusivamente para rever os parentes, amigos e se deliciar da nossa farta gastronomia. “Bei tozati… Benvegnù senpre!!!”
Vita longa
Meus entrevistados da semana, o casal Alberto Cunico e Gema Amboni Cunico naturais do Costão da Serra e Serrinha, hoje residentes no Distrito de São Bento Baixo. Muita historia para o meu acervo, Seu Alberto este ano completa 91 anos. “Zente bona!!!”
Bela tozata del caravàjo
Que trocou de idade na sexta feira foi a bela do principado caravaggiano Maria Clara Spillere. Clara é jovem, simpática e competente, na segunda feira ela passa ser acadêmica do curso de veterinário da Udesc em Lages no planalto serrano. “Conplimenti Clara!!!”
Do acidente do jeep eu escutava a estoria que i ga perso le balote. Disea Manenti :
Questa lè toa, questa è del coso , e la pi grossa lè mia. ? ?