Col jeep prete Amilcar viàjo ntel Paranà

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel ParanàNas décadas de 50 e 60 muitos neovenezianos migraram para o sudoeste do Paraná, quase na totalidade essas famílias se radicalizaram por lá. Em 1968 o saudoso Cônego Amilcar Gabriel pároco de Nova Veneza fez uma visita nas famílias neovenezianas que foram em busca de uma vida melhor naquela região.

O Padre teve dois acompanhantes na viagem que durou entorno de trintas dias, foram eles: os jovens Valdir Rampinelli e Arcângelo Marangoni. Segundo Rampinelli a viagem foi com Jeep da paróquia São Marcos de Nova Veneza pela serra do Rio do Rastro com retorno por Curitiba. A visita foi de fundamental importância para os nossos conterrâneos que migraram para o Paraná, pois a figura do padre levava conforto a estes desbravadores.

Rampinelli testemunho participativo da missão, disse que todos queriam hospeda-los, e a cada comunidade que eles passavam era celebrada uma santa missa e emocionava a todos e depois era comemorado sempre com almoço ou jantar com muita conversa e eles queriam saber notícias das famílias que aqui ficaram.

Sobre famoso Jeep do Padre Amilcar que percorreu quase três mil quilômetros, foi rifado no mês de abril 1974 durante a festa de São Marcos. O ganhador foi o saudoso Joaquim Goulart que vendeu o Jeep para o vivente Bruno “Bruneto” Zanelato.

Ano seguinte o senhor Bruno Zanelatto acompanhado do seu cunhado, Wilson “côco” Ghislandi e o senhor Adelino Manenti ambos acompanhantes já falecidos capotaram o Jeep no passe do Rio Tumulin que fica na comunidade de Cristo entre Nova Veneza e Siderópolis. O registro fotográfico e Valdir Rampinelli. “Bel viajo, bela storia!!!”

Oselino Canta

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel Paranà

O cirurgião dentista Marcos Gomes e sua bela esposa, a renomada fotógrafa ambientalista Isabel Coradi durante o carnaval trocou o ritmo de samba pela sinfonia dos pássaros da nossa avifauna. Eles são voluntários colaboradores do projeto “Oselino Canta – registro e a preservação da avifauna neoveneziana” que está sendo toda catalogada. “Bei morozi maridate!!!”

Monolito de sasi ntel memorial

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel Paranà

Está em execução o memorial do Natale Coral na praça que leva o seu nome no Bairro Elisa em Nova Veneza. O corpo básico do pedestal que está posicionado na diagonal do sol nascente é um trabalho artesanal em pedra ferro (basalto) com técnica antiga.

O memorial vai abrigar seis placas: nome da praça, histórico do homenageado, rosas dos ventos, técnicas utilizadas para as medicações da “Colonia Nuova Venezia”, latitude, longitude e uma síntese histórica dos nativos (bugres) que habitavam nesta região. Inauguração da Praça Natale Coral será sexta feira dia 17 de Abril 2020 às 20 horas. “Bela piasa e justo omàjo!!!”

Fradei Damiani col vice-presidente Mourão

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel ParanàNo registro os irmãos empresários neovenezianos Cide e Noio Damiani com o vice-presidente do Brasil, o general de exército da reserva Hamilton Mourão, a vice-governadora de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr e o deputado federal Daniel Freitas na última sexta feira durante a reunião da Fiesc em Florianópolis. “Bravi!!!”

Dela capital par Nova Venèsia

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel ParanàDa capital catarinense é a bela e simpaticíssima doutora Julia Michels esposa do meu querido amigo, o advogado Luiz Augusto Cavaller Da Silva que è descendentes de neovenezianos da família Cavaller. O casal sempre que pode vem para a capital mondial da Polenta exclusivamente para rever os parentes, amigos e se deliciar da nossa farta gastronomia. “Bei tozati… Benvegnù senpre!!!”

Vita longa

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel ParanàMeus entrevistados da semana, o casal Alberto Cunico e Gema Amboni Cunico naturais do Costão da Serra e Serrinha, hoje residentes no Distrito de São Bento Baixo. Muita historia para o meu acervo, Seu Alberto este ano completa 91 anos. “Zente bona!!!”

Bela tozata del caravàjo

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel ParanàQue trocou de idade na sexta feira foi a bela do principado caravaggiano Maria Clara Spillere. Clara é jovem, simpática e competente, na segunda feira ela passa ser acadêmica do curso de veterinário da Udesc em Lages no planalto serrano. “Conplimenti Clara!!!”

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel Paranà

Col jeep prete Amilcar viàjo ntel Paranà

Um Comentário

  1. Do acidente do jeep eu escutava a estoria que i ga perso le balote. Disea Manenti :
    Questa lè toa, questa è del coso , e la pi grossa lè mia. ? ?