CMDCA e Secretaria de Assistência Social promovem ação de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual Infantil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social de Nova Veneza promoveram na manhã desta sexta-feira, dia 18, uma ação de conscientização sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A psicóloga Carla Sasso Simon ministrou uma palestra sobre o tema para os alunos da rede municipal e estadual de ensino, na dependências do Teatro Municipal, em Nova Veneza.

“O dia 18 de maio é, sem dúvida, bem mais que uma data memorável, trata-se de um verdadeiro engajamento social na luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, comentou Fátima de Sousa Damin, presidente do CMDCA.

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo destacou que prevenção é a grande forma de lutar contra a prática abusiva. “Falar sobre o tema, permite que as crianças compreendam que não estão sozinhas e que existem meios de se proteger. O importante é tratar o assunto de maneira clara, com uma linguagem voltada para elas, ajudando-as a distinguir expressões de carinho saudáveis das abusivas, reforçando que se ocorrer alguma situação devem contar para alguém de confiança”, afirmou.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O que é violência sexual?

É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.

É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.

Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, CRAS, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.Você pode agir.

Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

Cris Freitas

IMG_0624
IMG_0627