Com mais de 92% dos votos o atual presidente Cléber Ricardo Cândido busca segue na presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde) gestão 2013 – 2017. Um total de 1.837 associados compareceram as urnas e desse total 1.706 disseram sim com 110 não e 16 votos brancos e cinco nulos.

Cléber agradeceu a confiança da categoria e diz que essa vitória reforça o compromisso de manter a luta firme pelos trabalhadores na melhora de suas rendas e qualidade no trabalho, além das denúncias contra as empresas. Foram disponibilizadas urnas fixas e itinerantes em 17 hospitais da região e na sede em Criciúma. Uma das propostas para os próximos quatro anos é a descentralização da entidade com o “sindicato itinerante” estará presente em alguns locais de trabalho com estrutura para orientação previdenciária, jurídica e demais serviços.

Nas demais propostas estão às ações pela melhoria dos pisos salariais, intensificações da luta para a aprovação do projeto de lei federal garantindo a jornada de 30 horas para enfermagem, além da redução da jornada dos trabalhadores para 40 horas semanais. Está prevista também a ampliação e reforma da sede administrativa, a defesa da saúde do trabalhador, garantindo melhores condições de trabalho, a luta permanente contra o assédio moral no trabalho, qualidade no atendimento à população entre outros.

Nas principais conquistas do primeiro mandato o sindicalista destaca a valorização da renda dos trabalhadores nos últimos quatro anos com 28,8% de aumento entre INPC e ganho real a conquista da credibilidade do sindicato. “Hoje somo os mais forte da Federação dos Trabalhados da Saúde do Estado de Santa Catarina”, ressalta Cleber que acumula a presidência da Fetessesc.

Maristela Benedet