Prefeitura
Colunistas

Classico dela poenta

Em clima de futebol regional, a capital mundial da Polenta sempre fez jus do prato mais que mais simboliza os descendentes de italianos da nossa região conhecidos por “polentones”, ou seja, aqueles que comem muita polenta. Mas, esse sinônimo pátrio também tem peso no esporte quando os dois times neovenezianos jogam.

O Metropolitano é o time da sede e o Caravaggio do distrito de Nossa Senhora do Caravaggio neste domingo no estádio Darci “Marinão” Marini tem a final do campeonato da primeira divisão da Alarm intitulado de clássico da polenta, já que são os dois times neovenezianos. O clima aqui é de futebol. “Ades toca aspetar doménega par saver chi ze el canpeon!!!”

NOVA VENÈSIA TURISTICA

Advocacia Previdenciária
Auto Lavação de Venezia
Despachante Ostetto
Mundo das Cores
Móveis Mondardo
Borba Móveis

Nova Veneza vem se destacando no turismo a nível nacional pelo étnico, gastronomia e elementos inseridos, como a gôndola e o “carnevale di venezia” através mascaras e fantasia.

O que chama atenção, para que viaja na região, são as placas nas margens das rodovias municipais, estaduais e federias indicando Nova Veneza com a rota gastronômica. No meu ver isso é um avanço do setor que mais cresce por aqui. As placas foram colocadas pela associação neoveneziana de turismo a Anet. No registro a placa entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra. “E viva Nova Venèsia… Viva!!!”

I PANSIONI

No último sábado depois do almoço oferecido pelos empresários do setor automotivo César Pasetto e Gustavo Rovaris, foi uma pausa para foto com o remanescente da festa: Gustavo, César, Jaime, Moacir Frigo, este Bauco Nicola Gava, Ciso Matias e Marcos Rovaris. A palavra “pansione” na língua vêneta significa; barrigudos. “Ciribiribin doman xe festa, ciribiribin doman no se laora!!!”

BRAVO PUPÀ E FIOLA MARCELA

Na semana passada aconteceu a terceira etapa do campeonato catarinense de Jiu Jitsu em Jaguaruna. A equipe de Nova Veneza ficou com o troféu de terceiro lugar no geral. Marcela Frigo Ribeiro de 7 anos, ficou em primeiro em todas as etapas da categoria até 27kg. Seu pai, doutor Paulo Ribeiro Junior  ficou em segundo lugar na categoria adulto até 87 Kg. “Conplimenti!!!”

NATALE CORAL &  ZE DASILVA

Neste mês de dezembro são os 159 anos do nascimento o agrimensor imigrante italiano Natale Coral que, foi o responsável para demarcar as terras de toda a “Colonia Nuova Venezia”.

Por via materna, o chargista e roteirista da novela das nove da rede globo Ze Dasilva é tataraneto do Natale Coral. No registro fotográfico Ze em Nova Veneza lendo o histórico no monumento alusivo ao seu “tataranono”.  “Bravo!!!

BEI MOROZI

Os belos namorados neovenezianos Rafael Furlan e simpaticíssima Samantha Nuernberg que está entre as mais belas da capital mundial da Polenta. “Altro che bela!!!”

BON CONPLEAN

Quem está trocando de idade na sexta feira é a bela jovem Maria Eduarda Consoni filha dos compadres Beto e Silvani. “Tanti Auguri!!!”

Nicola 1

Coopera rodapé
Topo